Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tradições de Ciclismo em Felgueiras


Já está na estrada, como se pode dizer, a Volta a Portugal em bicicleta - uma das manifestações desportivas que mais atrai atenções e antigamente empolgava multidões, também aqui pela região nortenha e por terras de Felgueiras, no caso. Sendo o ciclismo uma modalidade que já teve tradições em Felgueiras, inclusive com partidas e chegadas de provas importantes do calendário velocipedista, sobretudo de Grandes Prémios e da Volta a Portugal, como ainda está na memória comum.


Ora, além do mais, e resumindo o tema em duas pedaladas (pois já desenvolvemos essa realidade noutras ocasiões e circunstâncias), Felgueiras também já teve campeões das bicicletas, em alto nível, tanto como aconteceu nos anos cinquenta, até princípios da década de sessenta, com Artur Coelho, ciclista que chegou a andar com a camisola amarela na Volta a Portugal por diversas vezes, venceu a Clássica 9 de Julho de São Paulo do Brasil e fez parte da seleção portuguesa em duas Voltas a Espanha, além de ter corrido em França, etc. e tal. E com Joaquim Costa, valoroso ciclista que correu na Volta a Portugal em 1961 e 1962, tal como em 1964 coube vez a Albino Mendes (conforme já aludimos aqui num anterior artigo), bem como merece saliência ter havido, em finais dos anos setentas, a equipa Zala, representativa da fábrica de calçado Zala, na qual correu na Volta, pelo menos, um felgueirense, de nome Miguel Magalhães; assim como lembra ainda ter havido a equipa W52 / Quintanilha / Felgueiras, com sede em Felgueiras e que ostentava camisola com as cores municipais com o símbolo do concelho de Felgueiras. Havendo agora uma outra equipa também, participante da Volta deste ano, esta que, embora de Valongo, inclui nome patrocinador dos vinhos da empresa felgueirense Quinta da Lixa.


Assim sendo, como simples amostra de recordação, relembramos as antigas equipas de afetividade felgueirense, através de imagens das mesmas, constantes de parcelas jornalísticas coevas. 

Armando Pinto 

=== Clicar sobre as imagens, para ampliar ===