Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ecos históricos duma Missão…


Um destes dias deparou-se-nos, entre documentação e recordações guardadas ao longo dos anos, um calendário de parede cuja memória nos transporta a tempos que há muito já lá vão. Tratando-se duma junção de folhas que, ao tempo, serviram para angariação de donativos para uma ordem religiosa, nos idos de sessenta, do século XX, aquando duma semana de Missão acontecida na paróquia de São Tiago de Rande, terra de Felgueiras, ao tempo da paroquialidade do saudoso Padre João Ferreira da Silva.

Com efeito, das diversas vezes que tiveram lugar missões tradicionais que, de anos a anos, eram realizadas nas paróquias desta região nortenha e particularmente na referida freguesia de Rande, ficou deveras assinalada a Missão Popular que teve como protagonista um simpático frade da Ordem dos Capuchinhos, o sr. Padre Donato de Ourém. Tendo esse sacerdote, da referida ordem franciscana, realizado em Julho de 1964 tão vincada missão, ao longo duma semana inteira e culminada na festividade da Profissão de Fé das crianças de Rande e Sernande, que nesse ano fizeram a chamada Comunhão Solene, entre os quais se contava o autor destas linhas. Havendo então conseguido ainda cativar alguns jovens comungantes para aderirem ao ensino seminarista, dos quais um seguiu nesse ano ainda rumo à casa conventual da mesma ordem e mais dois lhe seguiram as pisadas em consecutivos dois anos seguintes, embora nenhum, depois, tenha prosseguido em definitivo esse caminho.


O padre Donato (como ao tempo era conhecido, por ter adotado esse nome quando professou; mas que era chamado Albino Felicíssimo e depois, na alteração canónica, voltou a usar o nome verdadeiro) faleceu recentemente. Servindo, a preceito, esta recordação para homenagear sua presença na terra e o que é digno de recordação de tão interessante e marcante passagem temporária por terras do pão de ló, do calçado e das nascentes do rio Sousa, em Felgueiras. Deixando-se, aqui e agora, uma vista de olhos por uma das páginas do tal calendário (então direcionado para o ano de 1965), distribuído aquando da sua estada na igreja de Rande, em 1964.

Paz à sua alma, do Padre Albino dos Santos Felicíssimo (Donato) e também do Padre João de Rande e Sernande.


Armando Pinto

(((Clicar sobre as imagens, para ampliar)))