Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Felgueiras na Volta a Portugal Especial de 2020

30 de setembro de 2020 é data que fica nos anais da memória felgueirense como um dia de particular promoção da nossa terra, o rincão felgariano do doce pão-de-ló genuíno, que marcou viva presença na Edição Especial de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta, a prova rainha do desporto que passa à porta de muita gente. Tendo sido esse belo nome de Felgueiras levado até onde chegam imagens televisivas da estação estatal portuguesa, visto a emissão da RTP 1 e RTP Internacional haver chegado bem longe, a pontos de ter batido os picos de audiências durante algumas horas.

Pois então no último dia de setembro, quarta-feira dia 30, Felgueiras foi local do início da terceira etapa da Volta a Portugal, ao quarto dia da edição especial da Grandíssima Portuguesa, sendo como tal ponto de encontro das atenções nacionais por quanto a prova mais popular do desporto ambulante das bicicletas de corrida mobiliza entusiasmo geral. E Felgueiras não fugiu à regra, antes suplantou mesmo as expetativas.

No âmbito desse acontecimento a manhã começou com a transmissão de um programa televisivo a partir de Felgueiras, o popular “HÁ Volta” da RTP 1, emitido também em sinal da RTP Internacional. Cujo delineamento foi decorrendo ao longo da manhã, atraindo encanto da população na curiosidade e apreço de se ver as nossas coisas no ecrã mágico, perante grande audiência registada. Tanto que durante essa emissão a mesma bateu as marcas da visibilidade diante da concorrência. Se nos primeiros dias da Volta já registava recordes, nesta quarta-feira foi surpreendente, inclusive batendo o programa tão badalado da locutora Cristina, que vai para o ar às quartas-feiras. Tendo os locutores da RTP, Tiago Góes Ferreira, Catarina Camacho e Joana Teles feito trabalho saliente, cativando o público nos horários antecedentes à corrida.

Entre o que despertava natural atenção sobre motes de realidades locais, mais motivos de produtividade e demonstração de potencialidades, foi também passado no pequeno ecrã um encontro televisivo pessoal, por meio de entrevista com o autor destas linhas, em reportagem efetuada no local de labor caseiro, a propósito do livro recentemente publicado sobre os CICLISTAS DE FELGUEIRAS. 

Desse momento televisivo, ficaram imagens a registar o facto, através de fotografias particulares captadas na ocasião da entrevista, diante do locutor Tiago, como bom comunicador, a puxar a conversa com o entrevistado. E depois também fotos diante do televisor, fixando partículas da transmissão.

Os ciclistas felgueirenses que até agora participaram na Volta a Portugal, os que foram biografados no referido livro, foram também homenageados pela Câmara Municipal de Felgueiras com pendões contendo imagens e resumos curriculares de cada um. Conforme foi também difundido pelos meios informáticos de comunicação, assim:

🚴 Numa altura em que o ciclismo é a atividade desportiva de destaque no nosso concelho, recordamos ciclistas de Felgueiras que participaram na Volta a Portugal em Bicicleta. 🚴
Obrigado por levarem o nome do nosso concelho mais além!
Fotos cedidas por Armando Pinto.»


Disso fez eco a comunicação social, em mensagens de responsáveis autárquicos das cidades de ligação da etapa.:

Acresce a tudo isto Felgueiras ter pergaminhos no ciclismo, como terra de valorosos heróis da estrada que fazem parte da história da Volta Portuguesa, além de atualmente estar sediada em Felgueiras a equipa que tem dominado o panorama ciclista nacional e ser felgueirense o seu patrocinador, Adriano Quintanilha. Sendo nos dias que correm Felgueiras já associada a esse desporto de resistência, à imagem da resiliência felgueirense em lutar contra rótulos menos simpáticos, como no caso do início da recente pandemia do Covid-19. 

Entretanto, como demonstração de civismo e apoio a mais essa iniciativa, especialmente sendo como era algo ao gosto da maioria do povo, houve boa adesão dos munícipes felgueirenses, espaçando-se pelo percurso citadino boa mole humana, com distanciamento e inclusive toda a gente com máscara derivada da atual pandemia.

Do local da meta de partida da etapa, onde estive (exprimindo na primeira pessoa, para não querer dizer nada por outros, mas pessoalmente… de mais essa boa experiência, da qual ficou para recordação a pulseira oficial e o crachá da ocasião), pude verificar in loco todo o interesse que o acontecimento mereceu. 

Foi pois um dia fora do normal. Esse dia 30 de setembro de 2020. Algo que Felgueiras e o povo felgueirense merecia e justificou assim. Felizmente que também temos direito a coisas dessas. Mesmo em tempo de confinamento pode abraçar-se a vida com sentido.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))