Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

A fraca iluminação natalícia na Longra

Já não bastava a iluminação pública na Longra estar fraca, com vários espaços escuros e inclusive o Largo com o candeeiro central apagado… Agora até a iluminação decorativa da época de Natal é quase só para uma área de comércio e pouco mais.

Ora... Ando para tentar fotografar umas imagens da fraca iluminação natalícia no centro da Longra (pois no resto nem há) mas com o confinamento era-Covid e o frio das noites nem tenho tido apetite de sair de casa. Mas aquilo está tão desinteressante que o melhor é nem ver muito, pois o que os olhos não virem o coração não sente…

Então a Longra é só na parte da frente dos dois prédios novos, o Edifício Nova Longra e o Edifício Vila da Longra? É que somente ali é que estão colocadas algumas peças decorativas de iluminação, mas tudo junto; e depois apenas no Largo há uma peça e na rotunda uma outra, essa em arremedo de metálica árvore iluminada. Não seria muito melhor serem distribuídas as decorações pelo seguimento das ruas? Em vez de estarem todas juntas na parte nova, num só sítio, com grande espaço de intervalo sem nada entre as outras… partes isoladas?!

Não se sabe obviamente quem deu ou dá as indicações para o caso, podendo os autarcas nem terem dado tal ordem, mas o facto é que é assim que está e se vê!

Não deve ser para o povo não ter vontade de sair à rua, para ninguém andar fora de casa, neste tempo, pois nas cidades e noutros pontos do concelho está tudo bem melhor distribuído. Enfim.

Salva-se na Longra, por estes dias, assim, a colocação a nível particular duma recriação de presépio na rotunda, por iniciativa da Associação dos Cicloturistas da Felgueiras, que têm sede no edifício da Associação Casa do Povo da Longra. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))