Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Girândola de memoração ao espírito da Longra – na proximidade de mais um aniversário da Vila

Subjacente ao título, pelo que encerra a memória de muitos anos vertidos em crónicas, evocam-se aqui e agora alguns bons momentos da Longra, ao longo dos tempos, através de algumas imagens icónicas. Das quais nem será necessário legendagem, pelo menos para quem conhece a história da localidade ou tem andado atento aos livros publicados pelo autor destas lembranças. 

Cujas fotos históricas servem ainda para ilustração de duas crónicas publicadas há mais de um século n’ O Jornal de Felgueiras, em seu números de 29 de dezembro de 1911 e 12 de janeiro de 2012, respetivamente, em estilo de ironia. Bastando comparar no tempo o que se passava no início do século XX e o que ocorre no século XXI, para se entender o que é costume dizer-se, por quanto a história se repete.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))  

Um cartaz de 1913 do “São Pedro de Felgueiras” – de há mais de um século!

A propósito de estarmos em tempo da Festa Concelhia Felgueirense: Eis um exemplo de antigo programa da Festa do S. Pedro, no monte de santa Quitéria. Conforme se pode ver e recordar por exemplar de 1913, publicado então n’ O Jornal de Felgueiras de 7 de junho desse ano, a anunciar a "Grande Romaria de S. Pedro" (curiosamente referindo "em honra do Sagrado Coração de Maria"), a festa do Concelho de Felgueiras.


De cuja página se recorta a imagem em duas parcelas, para melhor leitura:


Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens - para AMPLIAR )))