Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Viagem à Terra Santa das Paróquias de Pedreira, Rande, Sernande e Várzea no Ano Santo de 2000

Estava-se em pleno período celebrativo do Ano Santo, em 2000, que em Felgueiras incluiu uma peregrinação de todas as paróquias concelhias até ao monte de Santa Quitéria na transição do Inverno para a Primavera, além de outras iniciativas ao longo do ano em cada paróquia e paróquias anexas. Tendo entretanto no verão ocorrido algumas excursões organizadas através dos respetivos párocos com destinos turísticos. Em cuja sequência e no âmbito do turismo religioso, teve lugar um inesquecível passeio excursionista das paróquias ao tempo supervisionadas pelo Padre Abílio Barbosa, com destino de visita à Terra Santa, englobando paroquianos de Pedreira, Rande, Sernande e Várzea, em que foram aderentes dessas mesmas terras (que se referem por  ordem alfabética).

Foi tal realização e consequente materialização uma inesquecível realidade, incluindo o facto da grande maioria dos passageiros terem então efetuado a primeira viagem de avião e logo com um percurso de mais de cinco horas de voo. E toda a viagem foi entusiasmante, durante uma semana de visitas aos Lugares Santos de Israel e também da Palestina, quão tudo aquilo se revelou na viagem mais relembrada de quem teve possibilidade dessa experiência memorável.

De tal inolvidável ocorrência, que diz muito à memória coletiva da região, se recordam esses dias quentes de agosto de 2000, por meio de imagens de grupo e recordações pessoais.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))