Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Recordando: Homenagem em 1994 a dois desportistas felgueirenses de prestígio local e nacional


Decorria ainda a Primavera de 1994, ao princípio de Junho, quando em Felgueiras foi prestada publicamente uma homenagem não muito usual na cabeça de concelho das terras do pão-de-ló e calçado. Tendo então havido lembrança de prestar um justo reconhecimento a dois vultos do meio desportivo: Um, Verdial Moura (Abílio), mais ligado à criação do clube de futebol representativo do concelho, como seu fundador; e outro, Mário Castro, por quanto honrou o concelho como desportista nacional, tendo sido andebolista internacional, além de ainda basquetebolista e campeão de pesca desportiva, no F C do Porto, clube onde mais tarde foi também diretor vice-presidente de algumas gerências da Direção.

A homenagem teve cunho oficial da Junta de Freguesia de Margaride, do União Desportiva de Várzea e do Futebol Clube de Felgueiras. Tendo na ocasião o Presidente do Felgueiras, José Luís Martins, ofertado à família dos homenageados medalhas comemorativas do então recente título nacional obtido pelo FC Felgueiras.

Relembrando esse preito concelhio, recorda-se o respetivo programa através de notícia coeva publicada no antigo jornal “Gazeta de Felgueiras”.


(Do facto há relato descritivo no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997)

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))