Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Equipa de ciclismo Fonte Nova-Felgueiras com boas pedaladas nas primeiras provas da Taça de Portugal de Esperanças

Na continuidade do bom início de atividade e primeiras corridas, a equipa Fonte Nova-Felgueiras deu boa conta nas primeiras provas da Taça de Portugal de Esperanças, nas duas jornadas decorridas sábado e domingo últimos de fevereiro.

Com efeito, ao cabo das duas primeiras corridas da Taça de Portugal de Esperanças, a equipa Fonte Nova-Felgueiras comanda a classificação por equipas de clube

Indo por partes:

No primeiro dia, sábado 25, Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras) foi o primeiro comandante da Taça de Portugal de Esperanças, depois de ter vencido distanciado, em solitário, a corrida inaugural, em Vila Velha de Ródão.

A corrida de 84,4 quilómetros era marcada por um percurso ondulado, com as principais subidas colocadas na primeira metade da prova. Tiago Clemente esperou pelo momento certo para desferir o ataque decisivo. O corredor da equipa felgueirense atacou a 45 quilómetros da meta, pedalando sozinho na frente, em fuga, para conquistar o triunfo e a camisola de liderança da Taça de Portugal. Tiago Clemente cortou a meta ao fim de 2 horas 17minutos e 23 segundos de tempo de corrida, menos 1m e 19s do que o grupo perseguidor. O segundo classificado foi Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol) e o terceiro Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras).

A Taça de Portugal de Esperanças junta corredores juniores e sub-23 no mesmo pelotão. O melhor júnior foi Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), oitavo da classificação absoluta. Entre os mais jovens seguiram-se Tiago Silva (Almodôvar/Formação Team SCAV), a 1m40s, e Dinis Moura (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 1m42s.

A Fonte Nova/Felgueiras triunfou entre as equipas de clube, enquanto o melhor coletivo júnior foi o Centro de Ciclismo de Loulé.

Classificação Final


🥇
1º Tiago Clemente - 2h 17m 23

🥉 3º Diogo Saleiro +1m19

11º António Cunha +1m19
14º Sérgio Saleiro +1m27
16º Pedro Pinto + 1m43
30º Rui Silva +3m01
43º Diogo Mendes +11m18
Classificação Equipas
🏅 1ª Fonte Nova Felgueiras

A segunda corrida da Taça de Portugal de Esperanças correu-se no dia seguinte, domingo, na Sertã. Com 93,4 quilómetros de percurso, num itinerário, tal como o anterior, exigente, perante um acumulado de subida de 1930 metros.

A segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças teve um surpreendente triunfo do júnior Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) sobre o pelotão sub-23 nacional. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) passou a ser o novo comandante da geral da Taça.

Tiago Santos cortou a meta ligeiramente destacado, creditado com 2h33m49s. Foi 2 segundos mais rápido do que o grupo de quatro elementos que se seguiu na classificação. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o segundo classificado e Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol) fechou o pódio do dia.

A vitória absoluta deu a Tiago Santos também o primeiro lugar entre os juniores. O segundo classificado, a 2m38s, foi Dinis Moura, também do Alcobaça CC/Crédito Agrícola. O terceiro, com o mesmo tempo do segundo júnior, foi Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago).

Por equipas impuseram-se a Fonte Nova/Felgueiras, em sub-23, e o Almodôvar/Formação Team SCAV, em juniores.

Classificação Final

🥈 2º Diogo Saleiro +2s

11º António Cunha +2m27
13º Sérgio Saleiro +2m38
17º Pedro Pinto +2m42
31º Diogo Mendes +13m47
49º Rui Silva +14m52
Classificação Equipas
🏅 1ª Fonte Nova Felgueiras

A Taça de Portugal de Esperanças tem um ranking para a categoria de sub-23. Ao fim das duas primeiras corridas, o melhor é o ciclista da equipa felgueirense Diogo Saleiro, com 125 pontos, tantos quantos os somados por Diogo Gonçalves. O terceiro é o vencedor da prova de sábado, Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras), com 75.

As próximas duas provas da Taça de Portugal de Esperanças irão disputar-se na zona A (região Norte), nos dias 6 e 7 de maio.

Em suma, no que está já corrida nesta prova de várias etapas, Diogo Saleiro com a segunda posição de domingo e o terceiro do dia anterior está a liderar a Taça de Portugal após estas 2 provas, trocando a liderança com o Tiago Clemente, vencedor da prova da véspera, que não conseguiu melhor também porque foi vítima de queda. Coletivamente, a equipa felgueirense venceu em ambas as corridas e no total comanda a classificação por equipas em sub-23.


A. P.