Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Felgueiras é início da 3ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta de 2020


Inicia-se no próximo dia 27 de setembro a Volta a Portugal em Bicicleta deste ano, a tradicional corrida Grandíssima Portuguesa que vai até 5 de Outubro. Desta feita com atraso, devido às restrições sociais que atrasaram a vida mundial, por assim dizer, como tantas outras realizações que foram sendo adiadas (embora nem todas, como se sabe…). Em cujo percurso Felgueiras está presente. Sendo já no próximo dia 30 de setembro, quarta-feira última deste mês de entrada do Outono, que Felgueiras será ponto de partida e território com diversos outros sítios de passagem, ao início da 3ª etapa.

Então Felgueiras recebe a partida da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligará Felgueiras a Viseu. Serão 171,9 km desde a terra do pão-de-ló, passando nos Carvalhinhos, lugar de naturalidade do histórico ciclista Artur Coelho, que em diversos anos e por diversas vezes foi Camisola Amarela na Volta a Portugal, nas suas participações entre 1955 até 1961, como está referenciado no livro sobre os "Ciclistas e Felgueiras"); depois pela Forca (Varziela) onde mora um também antigo ciclista que outrora correu a Volta a Portugal em dois anos consecutivos, 1961 e 1962 (Joaquim Luís Costa, biografado por isso mesmo no livro “Ciclistas de Felgueiras”); seguindo para a Longra (terra do autor do referido livro e inclusive deste blogue), rumando seguidamente em direção a Caíde e todo o percurso até às terras de Viriato.

Pormenorizando, no que concerne ao interesse felgueirense: A partida simbólica terá o seu início na cidade de Felgueiras, na Avenida da Liberdade, às 12 h 50. O percurso será o seguinte:

Avenida da Liberdade, à esquerda para Avenida Dr. Leonardo Coimbra, à direita e esquerda para Praça da República, à esquerda para Câmara Municipal de Felgueiras, à esquerda para Praça da República, à direita para Av. Agostinho Ribeiro, rotunda à esquerda (sentido para Barrosas), passando nos Carvalhinhos, depois Rua Padre José Peixoto Dias, Rotunda à esquerda para Ecocentro, Rotunda em frente para Felgueiras centro, Av. da Liberdade, passagem na Partida, à direita para Av. Dr. Leonardo Coimbra, rotunda em frente para Lousada, (Estrada Nacional) N 207. Depois a partida real ocorrerá às 13 h 00, na N 207 (junto ao cruzamento para a Refontoura-Eirado-Coto; precisamente junto à casa do antigo ciclista Joaquim Luís Costa). A caravana segue para a Longra e daí depois para Caíde.

Recorde-se o itinerário da Volta:

🇵🇹 Volta a Portugal 2020
⏱ Prólogo: Fafe - Fafe, 7 km (CRI)
⛰ 1.ª Etapa: Montalegre - Santa Luzia (Viana do Castelo), 180 km
🏔 2.ª Etapa: Paredes - Sr.ª da Graça (Mondim de Basto), 167 km
🚴‍♂️ 3.ª Etapa: Felgueiras - Viseu, 171,9 km
🏔 4.ª Etapa: Guarda - Torre (Covilhã), 148 km
🚴‍♂️ 5.ª Etapa: Oliveira do Hospital - Águeda, 176,3 km
🚴‍♂️ 6.ª Etapa: Caldas da Rainha - Torres Vedras, 155 km
⛰ 7.ª Etapa: Loures - Setúbal, 161 km
⏱ 8.ª Etapa: Lisboa - Lisboa, 17,7 km (CRI)
Armando Pinto