Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 21 de outubro de 2018

O Futebol na frente da promoção felgueirense


Acontece hoje Taça em Felgueiras. Havendo este domingo de meio de outubro de 2018 importante jogo de futebol no estádio maior de Felgueiras, desta feita a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal do futebol de 2018/2019, no panorama do futebol nacional de alto nível. Voltando o nome de Felgueiras e a lembrança da terra felgariana a andar nos meios de comunicação em Portugal e a passar pelo conhecimento dos portugueses. Longe dos tempos da passagem do Felgueiras pela 1ª Divisão, de quando o histórico clube FC Felgueiras andou no meio dos clubes da lusa elite, volta agora a haver futebol de maior interesse mediático com a vinda do Sporting de Braga a Felgueiras, para o encontro com o atual FC Felgueiras 1932, no mítico Estádio Machado de Matos.

Retorna assim este domingo por cá o fenómeno futebolístico, sendo que, quer se queira ou não, o futebol é um meio dos mais importantes para a promoção de tudo e mais alguma coisa, sem passar ao lado o nome das terras e extensão das suas potencialidades.


Recorde-se então… Na substância das recordações de todos e cada qual, em toda a envolvência relacionada à mística local, tal como a imagem antiga do edifício dos Paços do Concelho, integrado num panorama que deixava ver atrás o Monte de Santa Quitéria e suas capelas pela encosta acima, qual quadro que logo trazia à ideia a festa concelhia dedicada a São Pedro, maila peregrinação de Agosto, a motivar arraial de merendeiros, tudo retoma à recordação. Pela visão entretanto alterada, perante o que foi edificado, a estragar o que havia antes naquela fisionomia quase familiar. Agora como que fazendo parte das conversas de recordações contadas aos filhos e netos, já. Quão está na recordação geral a mais antiga pérgula, também retirada das vistas do povo que por aqui anda. E certas mais ocorrências, que jamais se apagarão da memória coletiva. Como ainda há muita gente, por exemplo, que se lembra e fala do Sabú e equipa do seu tempo que há mais de meio século subiu o F C Felgueiras pela primeira vez de divisão, mais do Caiçara de forte pontapé, do Pimenta, também Zé Carlos “Mãos de ferro” e outros que entretanto ficaram na história do futebol de Felgueiras...


Assim, como tal, e porque tudo tem um princípio, recordamos aqui e agora o início da expansão terrena do futebol felgueirense, não quanto à cronologia existencial mas desde o momento das primeiras ascensões, através de algumas fotos coevas. Deixando falar a voz dos sentimentos, pese ida ou não ao estádio no dia de hoje, à falta de bilhetes para entrada, para tanto interesse.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))