Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Cruz Pascal à porta!


Assim como em tempos remotos na campanha dos cruzeiros foi tomado como lema que uma cruz basta para dizer na história… também agora, numa interessante campanha de cruzes à porta a assinalar a Páscoa em tempo de quarentena, basta uma cruz como marca correspondente ao período que passa.  

Se outrora houve a campanha dos cruzeiros da independência, a assinalar a dedicação da Pátria Portuguesa a Nossa Senhora da Conceição dentro do período da Restauração e consequente Independência da nação, de que então se comemorava três séculos quando foram erigidos novos cruzeiros paroquiais substitutos de antigos pelourinhos... desta feita, de modo mais restrito e contido, obviamente, tem lugar a interessante iniciativa de se colocar uma cruz em lugar visível das casas a balizar a comunhão comunitária do espírito Pascal.

Pois então, como este ano, devido à pandemia do Coronavírus e derivado confinamento das famílias nos respetivos domicílios, toda a gente está e fica em casa, no intuito de evitar a expansão transmissiva do vírus, e por conseguinte deixando de se poder realizar os cerimoniais tradicionais da quadra, as famílias católicas de Portugal estão convidadas a colocar uma Cruz à porta de casa, como forma de assinalar a Semana Santa e a Páscoa, nesta fase de isolamento social. Sendo ideia de em cada família se fazer uma cruz, adornada se possível e colocá-la à porta de casa, onde normalmente entra o Compasso Pascal em anos normais. Cruz essa que até ao domingo de Ramos será decorada com ramos de oliveira e no dia de Páscoa com flores, em sinal de cada período. Assim como outros possíveis adereços relacionados.

A iniciativa, partilhada inicialmente entre amigos das redes sociais e depois divulgada pelos sacerdotes das paróquias como sugestão de se viver este tempo de forma diferente, está pois em marcha. Sendo mesmo acrescentado como explicação pela agência Ecclesia: “Na prática temos de ganhar consciência, neste rebuliço do trabalho em casa, nesta fase de isolamento, perdemos o foco do que é essencial e isto é recentrar na Semana Santa”.

Como também foi divulgado pelo pároco da comunidade da região a que pertencemos:

- «Dadas as circunstâncias, este ano não poderemos celebrar a Semana Santa e a Páscoa em comunidade paroquial.
Tem circulado nas redes sociais uma proposta que acho interessante para marcarmos esta Semana com tanto significado para nós cristãos.
A proposta é: no próximo Domingo, Domingo de Ramos, todos colocarmos uma cruz na porta de nossa casa (varanda, portão ou outro sítio visível), que aí permanecerá toda a Semana Santa. No Domingo de Páscoa enfeitamos essa cruz com flores, assinalando, desta forma, a alegria da Ressurreição de Cristo.»

Assim sendo, está já feita e colocada a cruz cá de casa, à chegada do fim-de-semana dos Ramos. Depois, a seu tempo, haverá simbolismo de Aleluia, naturalmente.


Armando Pinto