Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 23 de agosto de 2020

Recordando: o grande futebolista Ribeiro… Felgueirense da Lixa !


Por esta foto que se anexa, é possível vislumbrar o antigo grande jogador Ribeiro, então em ação no longínquo ano de 1966 com a camisola do Sporting de Braga, em jogo disputado em Atenas na primeira participação do clube arsenalista do Minho em competições europeias. Vendo-se o possante defesa presenciando o seu colega de equipa, o guarda-redes Armando Silva, a blocar a bola com segurança (sob as vistas também do então capitão da equipa minhota, Zé Maria), nessa campanha após a vitória do clube bracarense na Taça de Portugal.

A foto original, repescada para aqui duma página do facebook de um amigo bracarense, continha esta referência desse adepto do clube das camisolas à Arsenal: - «Ribeiro um dos melhores defesas centrais que vi no Braga»...

Agostinho Ribeiro era grande em tamanho de estatura física e em valor futebolístico. Como era realmente esse Ribeiro da Lixa, felgueirense da terra das Vitórias, que entretanto foi já historiado pelo autor destas linhas num estudo sobre “Pergaminhos Desportivos Felgueirenses” no livro oficial da Festa de Nossa Senhora das Vitórias em 2000. 


Tendo ele, depois de se ter iniciado no FC Lixa, e havendo jogado ainda no Salgueiros e no Boavista, depois andado entre os maiores do futebol nacional, cujo ambiente da então 1ª Divisão Nacional conheceu bem com as camisolas do Belenenses, Leixões e por fim Braga. Tendo sido até internacional em jogos pela Seleção B, Seleção de Esperanças (atual Sub-21) e Seleção Militar de Portugal; bem como foi suplente na Seleção Nacional A.


Como ilustração disso retira-se para aqui, também, uma foto da Seleção Militar em que esse Agostinho Ribeiro (o mais alto entre os colegas, em cima na imagem, com a camisola branca) jogou junto com Rui, Custódio Pinto e Nóbrega do FC Porto, Eusébio e Simões do Benfica, Pedro Gomes e José Carlos do Sporting, Jaime Graça do Setúbal, etc.

Estas fotos dão pois oportunidade de se recordar mais um felgueirense que se salientou. Como de quando em vez por aqui, e noutros sítios onde for possível, se vai evocando e dando a reter.

Obs. : - Convirá não haver confusão deste Agostinho Ribeiro, da Lixa, nascido em 1941, com o antigo benemérito do Hospital Agostinho Ribeiro (Agostinho Cândido de Sousa Ribeiro, nascido em 1848), um filantropo felgueirense com ação saliente pelos inícios do século XX.

Armando Pinto
((( Clicar sobre asa imagens )))