Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 30 de março de 2017

Felgueirense Artur Coelho na Exposição Temporária dos Objetos Portistas dos Meses de 2016


O antigo ciclista Artur Coelho, natural de Felgueiras e durante anos residente em Vizela (falecido depois em França), é um dos destaques emergentes entre objetos museológicos do FC Porto, sobre os chamados Objetos do Mês, nos baixos do estádio do Dragão. Sendo que durante o ano passado e em cada mês tais objetos estiveram expostos publicamente fora do espaço do museu do clube, à vista do público que entrasse no átrio entre a loja do Dragão e o próprio museu, além do bar e parte de restauração adjacente.


Recorde-se que Artur Coelho foi um famoso ciclista, que durante os anos cinquentas correu ao mais alto nível pelas estradas nacionais e estrangeiras com a camisola do FC Porto, entre 1955 até 1961. Tendo em 1957 triunfado na "Clássica" brasileira "9 de Julho", a chamada Volta a São Paulo. Em cuja vitória, entre trofeus e recordações, recebeu então uma estatueta intitulada Deusa Vitória, que atualmente ainda faz parte do material destacável do Museu do FC Porto.


Como tal a referida estatueta histórica está presente na Exposição Temporária que se encontra no espaço de visita livre, a chamada Sala Multiusos do Museu, lateral à entrada do mesmo Museu do FC Porto – expondo ao público os 12 Objetos do Mês de 2016, que estiveram no átrio de acesso à loja do Dragão durante o ano passado. Onde, por junto se pode apreciar tais objetos que, não estando na exposição permanente, por ora, fazem parte das reservas do Museu.


De entrada livre, é um bom motivo de se passar alguns momentos a admirar objetos que fazem parte da história do FC Porto e particularmente um daquele nosso conterrâneo concelhio, Artur Coelho. Porque, no caso felgueirense, ali faz parte do acervo museológico também tão importante objeto que esteve nas mãos de um felgueirense digno de apreço, glorificando uma sua grande vitória. Inclusive com referência à sua naturalidade, como se pode ver e ler na legenda do painel interpretativo, junto ao trofeu em apreço (e clicando aqui sobre a imagem respetiva, acima).


Atendendo a todo esse esplendor que nos diz algo e merece respeito de todos, mais outros condimentos memoráveis, anotamos por imagens captadas alguns aspetos no que respeita a essa obra de arte memorável. Acrescido de pormenores de interpretação e memorização.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota: A propósito, relembramos o currículo de Artur Coelho, (clicando) em

A. P.