Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Lembrando… em tempo de Carnaval: um prato tradicional da região sul felgueirense (Serrabulho Doce do Douro Litoral)

Estando-se em período carnavalesco, calha bem desta vez lembrar um prato típico desta região do sul felgueirense, da culinária tradicional, na extensão dos usos e costumes da vasta área do Vale do Sousa e pela província do Douro Litoral. Como é o típico serrabulho doce, uma sobremesa aqui na região da Longra e arredores mais conhecida por papas de serrabulho doce. Um doce popular, por assim dizer, comido no dia de Carnaval, no fim do manjar carnavalesco do Cozido à Portuguesa. 

Algo também próprio da época, por ser usual aquando da tradicional matança do porco caseiro, chegando à mesa familiar do Carnaval por ser dia de repasto farto de carnes, predominando precisamente carne e derivados de porco. Sendo que entre os ingredientes tem sangue de porco, cozido e desfeito, a envolver pedaços cortados de trigo de ovelhinha misturado com canela, gordura de porco (ou manteiga), mel, vinho fino e açúcar, mais os segredos das boas cozinheiras do genuíno saber. 

Serve a preceito, na calha da lembrança, relembrar que o mesmo “prato” está também referido no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” (publicado em 1997, já fez 25 anos), em narrativa integrada no capítulo da Memória Etnográfica – como se pode ver por imagem de duas páginas do mesmo, em captação digitalizada com o livro aberto.






Armando Pinto

Receita: SERRABULHO DOCE

 - 1, 5 litros de água

- 200 g (gramas) de açúcar

- 250 g de sangue de porco cozido

- 3 colheres (de sopa) de mel

- 250 g  de pão cortado em cubos (trigo de ovelhinha / de Padronelo – de 4 cantos)

- 40 g de manteiga

- 1 pitada de sal

- 1 cálice de vinho do Porto

- 1 colher (de sopa) de canela em pó

Num tacho (ao lume) colocar a água, o açúcar, o mel e o sal; depois quando começar a ferver deitar o sangue esfarelado e a canela. Deixar ferver cerca de 5 minutos. Junta-se então o pão, o vinho e a manteiga, deixando cozer mais uns minutos. Por fim deitar em prato e polvilhar com mais canela. 

A. P. 

((( Clicar sobre a imagem )))