Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 29 de março de 2021

Imagem do Compasso em Rande, há 100 anos...

A imagem desta vez para aqui transposta, da coleção e arquivo do autor, remete para o Compasso Pascal da paróquia de S. Tiago de Rande há já 100 anos. Foto que consta entre as imagens publicadas e descritas no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras, publicado em 1997. Em instantâneo colhido na freguesia durante o dia de Páscoa de início dos anos 20, do século XX. Havia já passado a confusão que reinara com a Lei da separação da Igreja e do Estado, na transformação social após a implantação da República. Entre peripécias ocorridas nesses tempos.

No momento captado fotograficamente, à chegada do Compasso à Casa da Quinta, vêm-se alguns então jovens da família Teixeira, e respeitados homens da freguesia que costumavam ser elementos do Compasso (mais alguns catraios acompanhantes, na curiosidade desses tempos  como se pode notar no facto de uns estarem calçados e outros andarem descalços). Sendo pároco o Padre Augusto Correia, um padre que ao tempo, entre outras curiosidades e passagens perseverantes na memória coletiva, era e ficou também conhecido por ser artista santeiro, como escultor de imagens de santos. Tendo na paróquia havido algumas dessas imagens, conforme contavam pessoas antigas. Além de ter sido co-fundador do antigo Colégio da Longra (onde estudaram, entre outros alguns que depois foram padres, como o célebre reitor da Lapa do Porto, Padre Luís Rodrigues, e o que mais tarde foi pároco em Rande largos anos, o Padre João Ferreira da Silva).

A foto foi ofertada por um familiar da casa da Quinta a meu tio José da Costa Moreira e este, após a ter guardada muitos anos, ofereceu-a ao sobrinho que sabia que se interessava por estas coisas… há muitos anos já, também.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))