Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 12 de julho de 2014

História de atividades do Rancho e seu Festival da Longra em livros...


Aí está mais um festival de folclore da Associação Casa do Povo da Longra, um evento que desde a primeira hora ficou a atrair grande interesse e afluência de grandes assistências. Com especial chamariz no cuidado posto no cenário do palco, na representatividade manifesta no programa, etc.

De tal Festival de Folclore da Longra ficaram historiadas as respetivas edições e demais atividades, através de livros escritos e editados pelo autor, como em simples exercício de recordação aqui se relembra.

Livros  com referências ao Rancho e seu Festival, ou a História do Rancho, suas atividades e do Festival, em livros:


- «1ª Mostra Filatélica e Exposição Museológico-Postal da Casa do Povo da Longra» (relativa a Semana Cultural de abrangência comemorativa do centenário de Francisco Sarmento Pimentel e octogenário do Correio da Longra - Julho de 1995). Com inerentes referências à participação do Rancho da casa...


- «1º Festival Nacional de Folclore “Longra/97”» (englobando partes historiadoras e galeria directiva da Associação - Maio de 1997).


- Livro (volume monográfico) «Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras»; publicado em Novembro de 1997. Edição patrocinada pelo Semanário de Felgueiras.


- «2º Festival de Folclore do Rancho da Casa do Povo da Longra» (contendo Lendas e Narrações das freguesias da área da instituição - Setembro de 1998).


- «Associação Casa do Povo da Longra-60 Anos ao Serviço do Povo» (alusivo ao respectivo sexagenário, contendo a História da instituição - Abril de 1999).


- «3º Festival de Folclore da Longra-Memória etnográfica do sul Felgueirense e afinidades concelhias» (Julho de 1999).


- «4º Festival de Folclore da Longra-Celebração Folclórica do sul Felgueirense» (Julho de 2000).


- «Evocações da Festa Paroquial de S. Tiago de Rande» (Julho de 2000 - de promoção à festa desse ano, por solicitação da respectiva comissão organizadora, traçando panorâmica das festas antigas.) Incluindo referências à  colaboração do R I J da C P Longra.


- «Rancho da Casa do Povo da Longra-Sete anos depois... em idade de razões» (Maio de 2001 – livro comemorativo do 7º aniversário do mesmo agrupamento e também alusivo ao 5º Festival de Folclore da Longra, de Julho seguinte – incluindo texto de fundo narrativo do “Conto de um Rancho Amoroso”, sobre a história do grupo em questão.)


- «6.º Festival do Rancho da Casa do Povo da Longra – Desfile de Oito Anos de Vida» (Junho de 2002).


- «7.º Festival da Associação Casa do Povo da Longra – Danças Mil em Nove Anos de Folclore» (Junho de 2003).


- Livro (alusivo da) «Elevação da Longra a Vila» - Julho de 2003. Edição do autor. Incluindo referências à  colaboração do próprio R I J da C P Longra e de alguns dos seus elementos desse tempo.


- «8.º Festival da Associação Casa do Povo da Longra – Alcance duma Década Etno-partilhada» (Junho de 2004).


- «9.º Festival da Associação Casa do Povo da Longra – Comunhão de Tradição Associativa» (Junho de 2005).

= O livro correspondente ao Festival de 2006, apesar de escrito e acabado, com toda a respetiva informação e cronologia histórica, não chegou entretanto a ser publicado, por motivos diversos, mas o original ficou guardado na biblioteca do museu etnográfico da mesma instituição, para constar (e, a relação atualizada até à campanha de 2006 , em quadro emoldurado).

Armando Pinto