Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Entre curiosidades e recordações – Plantel do histórico FC Felgueiras com Álvaro Pacheco… em 1989/90

Na temporada futebolística de 1989/1990 o Futebol Clube de Felgueiras estava na 2ª Divisão Nacional. Com um plantel interessante, como se pode recordar por um recorte do Caderno d’ A Bola de Agosto de 1989, no início dessa época de 89/90. 

Isto então anos antes d' "o Felgueiras" ter estado na 1.ª Divisão Nacional de futebol, estando ainda na 2.ª Nacional com o objetivo só anos mais tarde alcançado, embora fugazmente, como se sabe. E, então, notava-se ainda um erro que andou algum tempo nas informações quanto à fundação do histórico F. C. Felgueiras, que não foi em 1934 mas sim em 1932. (Como agora até está já reposto e consta inclusive no nome do atual clube sucessor, "FC Felgueiras 1932".)

Ia então começar a época, no verão de 1989, com o FC Felgueiras na 2.ª Divisão Nacional-Zona Norte.  Nesse tempo em que a Segunda Divisão era dividida por zonas Norte e Sul, com 18 equipas cada, respetivamente. Em cuja Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, de 1989/90, o FC Felgueiras tinha como parceiros na disputa do respetivo Campeonato as equipas dos Paços de Ferreira, Gil Vicente, Rio Ave, Famalicão, Vizela, Vianense, Maia, Fafe, Freamunde, Joane, Infesta, Leixões, Aves, Varzim, Marco, Bragança e Trofense  conforme o calendário de jogos, de cuja sequência se regista o mesmo da 1.ª Volta (enquanto naturalmente na 2.ª Volta era ao contrário na ordem dos jogos).

Desse plantel, como se pode ver, também, ressalta agora uma curiosidade: Havia chegado à equipa sénior, nessa pré-época, o então ex-júnior Álvaro. Que era e é, nem mais nem menos, o agora conhecido treinador Álvaro Pacheco, felgueirense entretanto tornado mais saliente pelo evidente sucesso alcançado na atual 1ª Liga Nacional, antes no Vizela e agora no Vitória de Guimarães.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))