Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Cortejo das Flores – Felgueiras / 2016


Manhã de sol, em dia de feriado municipal, e muito povo encosta acima, desde o sopé do Monte de Santa Quitéria, na cidade de Felgueiras, até ao cimo onde tem lugar a festa do concelho. Reunidos os ingredientes habituais, subiu mais um cortejo das flores até ao arraial da festa felgueirense do S. Pedro, dando o tradicional colorido ambiental a toda aquela íngreme artéria que, já desde os tempos do célebre Padre Casimiro José Vieira da revolta da Maria da Fonte, é da Alegria.

Realizou-se então na manhã deste dia 29 de junho, como é usual anualmente, o tradicional Cortejo das Flores, apreciado número do programa que é cabeça de cartaz das festas do Concelho de Felgueiras. Desde que foi recuperada essa tradição, em inícios dos anos noventas, depois de ter havido interrupção de antiga organização desse cortejo, que havia durado até meio dos anos sessentas. Vindo à lembrança a memória do sr. Cunha Felgueiras, simpático personagem do remanso da antiga vila de Felgueiras, já falecido, que durante muito tempo teve papel preponderante no processamento desse cortejo. Assim como reconhecemos a importância que teve quem (ainda vivo e bem, felizmente, como vimos lá no meio dos participantes, a desfilar), quem conseguiu tempos atrás reeditar esse antigo costume, por volta de 1990. Inicialmente apenas com o seu Rancho e mais alguns outros agrupamentos folclóricos, até que nos anos seguintes foi engrossando a participação com escolas e associações, a que se juntaram representações das Juntas de freguesias, de modos que posteriormente ganhou novo alento e tem tido grande afluência.  

É agora, de há anos a esta parte, este cortejo um grande chamariz das atenções, dando particular realce à festividade.

Do cortejo deste ano, como exemplos, colocamos algumas imagens panorâmicas a dar ideia do que é essa caminhada florida monte acima, desde a cidade de Felgueiras até à alameda do Monte de Santa Quitéria, dentro da festa do S. Pedro de Felgueiras.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))