Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 15 de maio de 2021

Padre Luís Rodrigues: Felgueirense Ilustre, figura cultural portuense e célebre mestre musical

 

«...Parece-me que o mundo de hoje anda muito à procura de processos de evangelização, porque pensa que o problema está na mecânica dos processos. E, como assim, anda o mundo descrente de muita coisa, porque só vê movimentos externos e não descobre a sua verdadeira alma interior. O seu lume, o seu Espírito.».

Era assim que o Padre Luís da Lapa, eminente Filho de Felgueiras, via a consciência global, nos alvores da década de setenta, no século XX.

= Fotos do percurso de Luís Rodrigues ao tempo de  Seminarista, com familiares, amigos e colegas...

Também, duma das suas homilias, das famosas pregações breves e incisivas que fazia, se pode retirar à posteridade uma outra passagem de suas reflexões. Então, certa vez em que desenvolveu tema sobre a Personalidade Própria, com que analisava numa homilia aquela parte do Evangelho onde ficou descrito quando Jesus estava a expulsar o demónio de um mudo, e depois de referir que o mesmo satanás tanto pode aparecer como demónio como também feito anjo, quais mudos que surgem a qualquer um em diversas facetas da vida, tentando anular as personalidades autênticas de cada qual, acrescentava: «O mesmo se passa na política e em muitas outras áreas. Ou desenvolvemos e afirmamos o nosso próprio “eu”, e as capacidades que nos foram dadas, ou não passamos de um zero na vida, e não estamos dentro do plano da realização actual da vida que nos foi dada.»

Isto, dito assim, em tempo de ditadura política Salazarista, que atirara para o exílio o Bispo do Porto, D. António... Revelava coragem e faz compreender lendas de audições do Padre Luís na sede da “Pide” no Porto.

= Monumento (de que na foto se faz sobressair a parte superior), com busto e respetiva peanha, colocado no adro lateral da igreja da Lapa, no Porto, em honra do Padre Luís de Sousa Rodrigues – escultura da autoria de Irene Vilar e inaugurado pelo Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. =

É esse Padre Luís que o Povo de Felgueiras, mas não só, deveria conhecer bem. Na vertente intelectual e humanista, junto à sua lavra artística, como ainda na feição humana e sentimental.

*

Com esse fito procurou-se, oportunamente, fazer algo para que as gentes locais ganhassem algum pecúlio de apreciação valorativa, também nesse especto. Como foi do conhecimento de significativa franja da atenção conterrânea, decorreu durante parte do ano de 2004 uma sequência comemorativa da passagem de 25 anos sobre a morte do Padre Luís de Sousa Rodrigues, o distinto Felgueirense em causa, qual figura de proa da cultura como da música eclesial, além de sacerdote com grande carisma na diocese do Porto, como afinal na Igreja Portuguesa e compositor famoso aquém e além-fronteiras.

O Padre Luís Rodrigues entretanto foi alvo de significativa homenagem em 2004 na sua freguesia natal, tendo sido colocada pela Junta de Freguesia de Rande, ao tempo da presidência de Vitor Pedro Ribeiro, uma placa alusiva na casa onde nasceu, na Fonte (que à época de seu nascimento pertencia ao lugar da Bouça, nome depois desaparecido com as transformações ambientais verificadas na sucessão dos tempos), em Rande. 

= Igreja de Rande, onde foi batizado e Casa da Fonte onde nasceu. Mais instantâneo do descerramento da lápide assinalável, que ficou na mesma casa de seu nascimento. = 

Aconteceu que a nível concelhio, apesar do que fora entretanto realizado em sua homenagem (sobretudo com exposição bio-bibliográfica na sede concelhia e finalmente a atribuição de seu nome a uma rua de Felgueiras), constatava-se porém na convivência normal que ainda não havia correspondente conhecimento geral, relativamente ao nome desse Ilustre Felgueirense, notando-se continuar a não ser muito acentuado no domínio público o devido preito pela sua vida e obra, da qual não houvera de permeio assimilação exata, para não dizer que sobre ele ainda pairava um quase total desconhecimento.     

= Panorâmica ambiental e humana da inauguração da Exposição na Biblioteca Municipal de Felgueiras – Julho de 2004. =

 

= Descerramento da placa da Rua Padre Luís S. Rodrigues, na sede concelhia de Felgueiras, pelo então Presidente da Câmara de Felgueiras em exercício, Dr. António Pereira, e pela Vereadora da Cultura, ao tempo, Dr.ª Margarida Sousa. = 

Então, para que pudesse e possa haver, se possível, melhor reconhecimento, ou seja para evocar mais amplamente a figura de tão insigne conterrâneo, de modo a que daí resultasse plena visão de sua dimensão e frutifiquem suas virtudes, houve, por fim, uma Conferência na Casa do Povo da Longra, dedicada à memória do Padre Luís Rodrigues, ato público que teve lugar a 27 de Novembro, de 2004, nas instalações da Associação Casa do Povo local.

Tal acontecimento teve por fundo uma dissertação, proferida solenemente pelo Cónego Dr. Ângelo Alves, da Cúria Diocesana do Porto, expressamente convidado para o efeito, como Orador dessa sessão pública organizada pela Direção da Associação respetiva, que mereceu lugar reservado na sala de espetáculos da mesma instituição Longrina e contou com aliciante programa. 

= Descerramento (pelo palestrante Cón. Dr. Ângelo Alves, na companhia do Presidente em Exercício da Câmara de Felgueiras e pelo Presidente da Associação organizadora), da lápide alusiva, que ficou a assinalar a primeira conferência realizada na Casa do Povo da Longra, dedicada a um personagem ilustre natural da região, na mais representativa Associação local – Novembro de 2004. =

 

= Mesa da Conferência sobre o Padre Luís Rodrigues, na Casa do Povo da Longra: O conferencista, Dr. Ângelo Alves, no uso da palavra, ladeado pelo então presidente da instituição e responsável da organização, pelo pároco de Rande, mais o Presidente da Câmara em exercício e o presidente da Junta de Rande.=

No intuito também de vincar quanto representa o percurso do visado personagem, o autor destas linhas publicou um livro evocativo da biografia e currículo do célebre Reitor da Lapa do Porto, intitulado “Padre Luís Rodrigues: Uma Vida de Prece Melodiosa”, com o qual se procurou visar o mesmo fim, aliando simultaneamente essa tentativa documental, com apresentação coincidente na ocasião.

Dessa realização, terá cabimento registar a marca de autenticidade dada na formação de mesa d’ honra, com autoridades civis e religiosas, atingindo auge por meio da palestra de fundo, cuja presença do referido ilustre orador ficou perpetuada com descerramento de uma lápide alusiva.

De uma espontânea opinião ali emitida, na leitura das comunicações recebidas, se pode sintetizar o evento: “...no meio do ambiente natural, a Associação Casa do Povo dá valor às pessoas de valor, fazendo lembrar uma expressão de um antigo Presidente da Academia de Ciências, quando disse «mediocridade atrai e promove mediocridade; o valor atrai e promove o valor».”

Em suma, acrescentamos, tal qual nem só de pão vive o homem, rematou-se com a referida realização uma possibilidade de fortalecimento espiritual, no sentido moral e cultural. Que, como dizia o Padre Luís Rodrigues, «na Compreensão está o vislumbre do Espírito».

*

Na sequência à razão de procurar honrar a memória do Padre Luís Rodrigues, procurou-se sempre dar continuidade aos estudos sobre tudo o que lhe diz respeito, numa simbiose atenta entre o autor destas linhas e outros interessados entusiastas, o amigo sr. José António Araújo, do Porto, mais o Dr. José Melo, Felgueirense residente também no Porto, de mãos dadas na pesquisa e inerente divulgação, visando complementações possíveis de dignificar a comemoração de seu centenário, em 2006.

Para superar certas formas limitadas de apreciação, nunca é de mais contemplar quem honra a terra, mesmo que num universo já a fazer parte do passado, e não só olhar ao que nos rodeia de momento. Pois que, neste caso, o Padre L. Rodrigues foi Alguém muito apreciado, também pela sua especialização musical, até ou sobretudo no estrangeiro. Como pela vertente humana, subjacente no seu Apostolado.

 = O Padre Luís da Lapa com o seu amigo e célebre Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes

Além do que se aludiu e ficou escrito anteriormente, noutras publicações, acresce, de entre diversas descobertas interessantes, que se passou a conhecer mais algumas curiosidades relativas ao percurso e ao valor do Padre Luís Rodrigues:

Assim, apercebemo-nos que também o muito conhecido compositor Fernando Lopes Graça, por sinal nascido no próprio ano do P.e Luís, igualmente esteve em Paris, tal como L. Rodrigues, a estudar com Charles Koechlin.

De particular apreço, descortinou-se também verificação de dado sintomático, quanto à sua importância: o facto de em 1977 uma publicação estrangeira haver integrado o Padre Luís de Sousa Rodrigues entre os grandes vultos da música. Com efeito, foram então incluídas algumas das suas composições na antologia inglesa, sobre grandes compositores mundiais, denominada “International Who’s who in Music”, de Cambridge-England, a qual, na correspondente oitava edição publicada em 1977, menciona as principais obras do mesmo compositor português e felgueirense.

Como, intercalando apêndices sempre possíveis sobre ele, se ter passado a saber que, entre os coros que ficaram ligados ao currículo do P.e Luís Rodrigues (p. ex. os da Sé do Porto, de S. Tarcísio e Gregoriano do Porto), esteve também o das Pequenas Cantoras do Postigo do Sol, coral que durante anos abrilhantou uma das missas da igreja da Lapa, sob regência do maestro e professor Vergílio Pereira (natural de Paredes, onde nascera em 1900, tendo vivido no Porto até falecer em 1965, sendo ligado à Lapa pela amizade com o Padre Luís).

*

O centenário do nascimento do P.e Luís Rodrigues, em 2006, foi comemorado de algumas formas.

Terá, entretanto, de se fazer notar que, quantas vezes, por desconhecimento ou desinteresse, podem acontecer simples menosprezos ou mesmo barbaridades, quando não se sabe valorizar algo até respeitável, à falta de informações para a devida instrução de dados apreciativos. Nem todos saberão, por exemplo, mas se não tivesse havido em Portugal um Homem como D. Fernando II, o rei-consorte e regente, com apreciável apego à pátria afetiva, tinha acontecido que a célebre custódia de Belém teria sido derretida para cunhar moeda; tal como, pasme-se, se ele não tivesse tido conhecimento a tempo e não houvesse impedido, o Mosteiro da Batalha ia ser destruído, pois havia sido vendido em hasta pública para servir de pedreira... (conf. Rainer Daehnhardt, in “Páginas Secretas da História de Portugal”). Ora, só se conhecendo o significado das coisas, o passado dos monumentos, bem como de pessoas de valor, enfim a associação correspondente de pessoas e objetos a uma pátria terra, se poderá valorizar a identidade coletiva. É o que se passou, por exemplo, com a referida efeméride, digna de valorização, no contexto do sentimento matriz do concelho de Felgueiras, como era a passagem do centenário do musicólogo Padre Luís Rodrigues, um insigne Filho de Felgueiras que foi reconhecido honorificamente pelo Governo Português com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada. Tendo cabimento o “à parte” do cotejo anterior, pese as diferenças na comparação das referidas ocorrências remotas, por o aludido segundo marido de D. Maria II (conf. “Padre Luís Rodrigues: Uma Vida de Prece Melodiosa”) haver ficado na memória da igreja da Lapa, do Porto, onde mais tarde o “nosso” P.e Luís foi célebre reitor.

Felizmente, depois de diversos “picanços” de alertas, houve comemoração alusiva no Porto.

Então, no dia 6 de Julho de 2006, data em que se completaram 100 anos desde o nascimento do Padre Luís de Sousa Rodrigues, houve programa comemorativo a assinalar o respetivo centenário.

Na manhã do próprio dia o Coro de S. Tarcísio recordou o seu fundador, na igreja da Trindade, com um Te Deum, em cuja celebração teve acompanhamento do Coro Gregoriano do Porto.

Depois, ao fim da tarde dessa quinta-feira, teve lugar na Lapa desenvolvido ato evocativo. Recorde-se que foi às 20 horas, pelas «oito horas da tarde», que nasceu em Rande-Felgueiras Luís S. Rodrigues, corria o sexto dia de Julho de 1906, conforme registo de seu nascimento e foi narrado no livro “...Uma Vida de Prece Melodiosa”. Com respeito, realizou-se assim uma sessão solene alusiva na igreja da Lapa, onde esse famoso musicólogo foi reitor. Aí, com uma decoração centrada em quadro do Padre Luís, decorreu o ato com elevação, contando com a presença do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, que presidiu a mesa de honra composta por algumas figuras ligadas ao percurso do homenageado, na presença de individualidades e público fiel (onde o autor destas linhas esteve, só não sendo o único representante Felgueirense, ali, por ter estado acompanhado por sua filha e genro... e lá ter estado também o Dr. José de Melo, Felgueirense residente no Porto, mais o referido D. Armindo...).

= Visualização duma casa onde viveu quando jovem, no lugar de Valdomar, em Rande-Felgueiras (imagem já de tempos próximos à sua demolição, desaparecida que foi com o rasgamento da auto-estrada que passa na encosta de Rande) e sua sepultura, no cemitério da Lapa no Porto, em ocasião de homenagem acontecida no tempo de seu sucessor, Cónego Ângelo Alves, como reitor da Lapa.

Então, de forma a celebrar a efeméride, para evocar tão carismático compositor e professor da área musical litúrgica e clássica, bem como sacerdote humanista, condecorado com honorífica comenda nacional, o programa começou mediante apresentação do Provedor da Venerável Ordem de Nª Sª da Lapa, António França do Amaral, proferindo alocução de abertura a invocar o sentido da homenagem. Depois teve lugar uma Conferência, pelo Monsenhor Dr. Ângelo Alves, sucessor do P.e Luís na Lapa, desenvolvendo tema sobre “P.e Luís Rodrigues: Uma perspetiva da sua Acão pastoral e pedagógica”. Seguiu-se uma dissertação do Cónego Dr. António Ferreira dos Santos, atual reitor da Lapa e músico discípulo do Padre Luís, em torno d’ “A herança do P.e Luís Rodrigues voltada para o futuro”. Encerrou essa parte uma efusiva intervenção do Bispo do Porto e também Felgueirense, D. Armindo, a recordar passagens da sua vivência com o P.e Luís, de que foi aluno, fazendo apologia da sua dimensão, nas variadas facetas que o tornaram notável. De permeio, nos intervalos das intervenções dos palestrantes houve execução, ao órgão, de várias obras musicais escritas pelo P.e L. Rodrigues, através do Mestre Capela da igreja da Lapa, Filipe Veríssimo. Seguiu-se, em tempo de intervalo, uma romagem ao cemitério da Lapa, ao mausoléu do Padre Luís, até que, por fim, de novo no interior do histórico templo que alberga o coração de D. Pedro, se celebrou um solene Te Deum, por meio de composição do homenageado P.e Luís Rodrigues.

Na ocasião teve lançamento uma 2ª edição do livro “Do Evangelho para a Vida”, de reflexões sobre homilias do P.e Luís Rodrigues, contendo desta feita um CD anexo com gravação da voz do mesmo P.e Luís.

Numa possível continuação do ciclo comemorativo, ficou idealizado que ainda fosse editada, quando possível, uma nova publicação com apontamentos biográficos e de virtudes características do Padre Luís de Sousa Rodrigues, ficando também ainda agendadas outras ações públicas na Invicta, inclusive com uma atribuição pela Câmara Municipal do Porto, dentro do mesmo âmbito. Tendo depois sido finalmente dado o nome do Padre Luís Rodrigues a uma rua, próxima à igreja da Lapa.

= Página do livro "Jorge Nuno Pinto da Costa O Portador de Alegrias", em que o "Padre Luís da Lapa" é referido elogiosamente pelo cidadão portunese Jorge Nuno Lima Pinto da Costa. 

Em Felgueiras, entretanto, apenas houve tal lembrança oficial através de um Concerto da Banda de Felgueiras, em honra do mesmo Padre L. Rodrigues. Tendo, na verdade, a Associação da Banda de Música de Felgueiras realizado, no dia 30 de Setembro seguinte, um concerto musical em homenagem a esse importante Felgueirense, sessão que teve lugar no Teatro Fonseca Moreira, na cidade de Felgueiras. Numa execução pública destinada a assinalar o centenário natalício daquele vulto da musicologia, no âmbito comemorativo do dia mundial da música. Ficando, nessa apoteótica cadência, mais vincado merecer o Padre Luís Rodrigues ser oficialmente considerado um dos Filhos Prediletos de Felgueiras.

= Prospeto entregue aos assistentes do Concerto da Banda de Música de Felgueiras com que, em 2006, a filarmónica de Felgueiras assinalou publicamente o centenário do grande nome Felgueirense da música, Padre Luís Rodrigues. Homenagem essa efetuada através de concerto público, realizado em 30 de Setembro na casa do Teatro Fonseca Moreira – no âmbito comemorativo do dia mundial da música, que se celebrava no dia imediato à execução que teve lugar na noite daquele sábado, em que foi evocado o Padre Luís de Sousa Rodrigues, musicólogo, compositor de música sacra e erudita, além de mestre de canto gregoriano.=

Mais tarde, a Câmara de Felgueiras ao tempo unicamente dedicou uma página, quase ao expirar o ano do centenário, sobre a figura do P.e Luís Rodrigues, no jornal municipal “Felgueiras-município com futuro”, em seu nº 2, de Dezembro de 2006.

No ano seguinte, depois de no Porto ter havido uma comemoração do cinquentenário do Coro de São Tarcísio, a 25 de Maio de 2007 (de que demos anteriormente notícia no Semanário de Felgueiras de 04 do mesmo mês), esse mesmo espetáculo foi trazido à Casa do Povo da Longra, sendo incluído nos festejos do 4º aniversário da Vila da Longra, numa organização da Casa do Povo e das Juntas de Rande, Sernande e Pedreira, em tributo a esse grupo coral de que o Padre Rodrigues foi fundador, numa ocorrência que teve lugar quando passavam já 101 anos do nascimento do mesmo Padre Luís.

*

Passado isso, há reforços bastantes sobre o quanto é valorizado “lá fora” o trabalho do P.e L. Rodrigues. Curiosamente, há o seguinte exemplo paradigmático: um grande catedrático dado pelo nome de Paulo Castagna, investigador de música e professor do Instituto das Artes da UNESP-Universidade Estadual Paulista, de S. Paulo-Brasil, incluiu diversas passagens do livro “Música Sacra: História e Legislação”, do P.e Luís Rodrigues, na sua tese. Documento esse que, pela sua fundamentação e amplitude, foi muito divulgado, a ponto de ser traduzido para espanhol (“PRESCRIPCIONES TRIDENTINAS PARA LA UTILILIZACION DEL ESTILO ANTIGO Y DEL ESTILO MODERNO EN LA MUSICA RELIGIOSA CATOLICA – 1570/1903”), passando o mesmo a constar num “site” chileno da Internet, com divulgação em Buenos Aires e São Paulo, no qual o P.e L. Rodrigues aparece como autoridade na musicologia e aquele seu tratado, escrito em 1943, ainda como uma referência bibliográfica insistente.

= Da biblioteca particular do autor: - Literatura relacionada com a vida e obra do Padre Luís Rodrigues: desde um livrinho do Colégio da Longra (Rande-Felgueiras) onde ele estudou antes de ir para o Seminário do Porto, até outros de afinidade, quer exemplares de obras suas, como brochuras oficiais de homenagens, mais livros biográficos  e outros em que é referido.

*

                A repercussão do carisma do Padre Luís Rodrigues, apesar de certo esquecimento que por vezes se abate sobre a memória, tem mantido avivada uma relativa aura, surgindo de tempos a tempos alguma ressonância da sua caixa de música perene, sensivelmente ao que provoca o legado que deixou. Sinal disso é o facto de a partir de 2010 ter sido reabilitado na seleta de cantos da liturgia da Diocese do Porto um cântico famoso, que estivera olvidado muito tempo e, sendo então recordado, passou a deter renovada importância. Com efeito, aquando das ordenações sacerdotais de 2010 na Sé do Porto, por iniciativa dos alunos do Seminário Maior do Porto, foi entoado um dos mais célebres cânticos em latim outrora muito usados, o “Tu es sacerdos in aeternum”, de L. Rodrigues, no sentido apropriado à celebração. Passando, novamente desde então, esse cântico do Padre Luís Rodrigues a integrar o programa de celebrações solenes da catedral portuense e derivadas cerimónias da Igreja Portucalense, como tem sido extensivamente, além das ordenações, também na festa da cidade do Porto, à solenidade do nascimento de São João Baptista, na igreja de S. João Novo, entre outros casos.

Então não é bom ter havido Gente assim? E haver perdurado seu rasto memorial?!

Armando Pinto

Nota: Fotos de arquivo pessoal do autor.