Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 8 de julho de 2023

No 40.º Aniversário da Ordenação Sacerdotal do Padre Abílio Barbosa – Lembrança de antiga publicação, aquando das suas "Bodas de Prata"

 

= Padre Abílio Barbosa – antigo pároco das paróquias componentes da atual Vila da Longra (mais Várzea, Airães e Refontoura) e atualmente das paróquias da cidade da Lixa. =

A 10 de julho de 1983 foi ordenado na Sé catedral do Porto o Padre Abílio Barbosa, que como tal completa 40 anos de vida sacerdotal esta segunda-feira, dia 10.

Ordenado então em 1983 (junto com outros colegas, entre os quais o Padre Cónego Dr. Jorge Cunha, de Sendim-Felgueiras e atual membro do Cabido do Porto), o Padre Abílio veio depois para Felgueiras em 1984 como Pároco das Paróquias de Pedreira e Várzea. A cujo múnus de seguida se juntaram, anos depois, as paroquias de Rande e Sernande, seguidamente também Refontoura, e por fim Airães. Até que atualmente é Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa.

Ora, como agora passam 40 anos de sua ordenação, vai ser assinalada essa soma de anos de sacerdócio com uma celebração especial no próprio dia, segunda-feira, dia 10, pelas 20 h 30, na Igreja Nova da Lixa.

Nesta oportunidade relembra-se o que por ocasião da passagem de 25 anos da mesma sua ordenação foi escrito (em 2008)  pelo autor deste blogue “Longra Histórico-Literária” num outro blogue, intitulado “Vila da Longra”. Antigo blogue esse em que ao tempo, eu (expondo mais diretamente na primeira pessoa) fui colaborador; e do qual a gestão principal era do amigo conterrâneo Carlos Faria, de parceria com outros gestores amigos da área da Longra. E (blogue esse) também que, ao tempo, em que houve vários blogues com "coisas e loisas" sobre Felgueiras, ganhou algum destaque no concelho derivado a certa celeuma com um outro blogue, intitulado Jornal da Longra, mas que apesar do nome, para distrair, era contudo de alguém da cidade de Felgueiras...

Pois então, do antigo blogue "Vila da Longra", partilha-se assim a recordação do que à época foi escrito. Algo que, curiosamente, serviu ainda para, por estes dias, ter dado azo à recolha de dados por algumas páginas informáticas… como facilmente se nota.



(In Blogue "Vila da Longra" - publicado a 18/6. Do qual foi feita cópia impressa em papel a 19/6/2008)

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens das páginas digitalizadas )))