Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Dia 15 de Outubro - Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos Felgueirenses na data de aniversário do Foral de Felgueiras

Na próxima sexta-feira deste mês e ano, a 15 de outubro do corrente 2021, é dado início a mais um mandato da gestão concelhia para o quadriénio de 2021 a 2025, precisamente na data da efeméride da outorga do Foral de Felgueiras, na passagem de 507 anos que em 1514 o Rei Venturoso D. Manuel I atribuiu a Felgueiras o seu Foral.

Tal facto calha a preceito, resultando numa interessante coincidência, pelo significado paralelo e conjunto de ambas as atribuições: à imagem de 1514, em que Felgueiras se ficou a reger pelas normas régias da época, agora em 2021, pelo resultado das recentes Eleições Autárquicas, tomam posse a 15 de outubro os membros da Assembleia e Câmara Municipal que vão gerir o futuro de Felgueiras durante os próximos anos.

Segundo o que tem sido publicamente divulgado, a cerimónia da tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Felgueiras, para o mandato 2021/2025, está marcada para o dia 15 de outubro, às 16 H 00, no Auditório dos Paços do Concelho. Nuno Fonseca é então reconduzido a um segundo mandato na Presidência da Câmara de Felgueiras, em virtude das eleições de 26 de setembro, acompanhado por seis vereadores eleitos de sua lista. Conforme ditou o sufrágio que elegeu sete mandatos da coligação vencedora Sim Acredita - PS/Livre, mais dois que em 2017, enquanto a coligação Juntos por Felgueiras do PSD/PPM fica apenas com dois mandatos, menos dois que anteriormente, no novo executivo municipal. Bem como para a Assembleia Municipal José Campos é também reeleito, igualmente pela coligação PS/Livre. Sendo extensivamente instalada a nova Assembleia Municipal, onde a Coligação Sim Acredita terá maioria absoluta com 20 eleitos diretos e o PSD contará com sete eleitos diretos. A estes juntar-se-ão, os eleitos por inerência das presidências das Juntas e Uniões de Freguesias.

Será assim esse dia uma data assinalável pela conjugação de factos históricos na “coisa pública” felgueirense.

Desejamos ao Presidente Nuno Fonseca e a toda a sua Equipa as melhores venturas, que o mesmo é desejar o melhor futuro para o concelho e para a nossa terra, por quanto gostamos de nosso rincão e queremos o bem estar de todos nós felgueirenses.

Armando Pinto