Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Morreu o rei Pelé – Edson Arantes do Nascimento (n. 23/10/1940 - f. 29/12/2022): o Rei do futebol mundial e maioritariamente considerado o melhor futebolista mundial de sempre…

Após doença prolongada, faleceu aos 82 anos o célebre futebolista brasileiro apelidado de Pelé. Nome de guerra no mundo desportivo com que foi honrosamente conhecido Edson Arantes do Nascimento, assim com nome de rei tradicional, conforme o que ressoa das tradições ancestrais dos povos guerreiros que habitaram desde longas eras as terras do pau vermelho. Tendo esse futebolista Pelé sido um astro no firmamento do futebol, com jogadas geniais que ficaram a marcar recordações de gerações contemporâneas e sucessoras. Não um jogador que só rematava e fazia golos, apenas, mas também bom nisso e muito mais, capaz de fazer malabarismos de encantar os olhos e demais sentidos.

Assim o considerei sempre e considero, falando em nome pessoal, o melhor futebolista de sempre que vi. E pelos relatos escritos como também por testemunhos anteriores. Tendo-o eu visto, pela televisão, na hora, nesse tempo e durante bons tempos. Como aconteceu aquando do Mundial de 1970, em que acompanhei e vibrei com tudo o que ele fez.  Mas antes ele já havia sido Campeão Mundial em 1958, ainda muito jovem, e depois em 1962. De permeio com lesões que o impediram de ajudar a seleção brasileira na fase final do Mundial de 1966. Bem como ficaram célebres os jogos em que o Santos, do Brasil, ganhou a Taça Intercontinental do Mundial de Clubes com goleada ao Benfica. Para mais tarde ele mesmo ainda ter sido o grande motor de arranque do futebol nos Estados Unidos, quando representou o Cosmos.

Pelé é nome de um antigo jogador sempre lembrado, que ultrapassa nacionalidades e clubismos. É um rei do futebol, o rei Pelé.   

 A fama do Pelé chegou mesmo a gerações que nunca o viram jogar, e apenas dele ouviram falar… A pontos que nos primeiros tempos do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Longra, Infantil e Juvenil mas com tocata e coro de adultos acompanhantes, quando começou a ser usada uma dança típica chamada "Pé Leve", entre os componentes dizia-se, por entenderem assim de ouvido, ser “a dança do Pelé´”…

Armando Pinto

 ((( Clicar sobre as imagens )))