Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 9 de outubro de 2022

Aviso publicado na imprensa local (in Semanário de Felgueiras) sobre terrenos para instalação de Parque Solar Fotovoltaico – na parte alta de Rande (mais Idães e Unhão)

Porque não houve ainda conhecimento público, perante o caso, mas ao que se vê parece que será algo para acontecer, respiga-se dum anúncio jornalístico essa novidade – um Parque Solar Fotovoltaico. Conforme está publicado no jornal Semanário de Felgueiras, edição de sexta-feira 7 de outubro de 2022, publicitando anúncio da Câmara Municipal de Felgueiras, dum despacho e edital já de outubro de 2021, segundo consta no referido anúncio. Sendo que, pelo que se depreende, estará para ser instalado esse tal Parque Solar Fotovoltaico em terrenos do alto desta região sul do concelho de Felgueiras, nas zonas altas das freguesias de Idães, Rande e Unhão.

Atendendo a isso e ao interesse coletivo, recorta-se do mesmo anúncio a parte respeitante a Rande.


Nota: Segundo as definições oficiais, «os Parques Solares Fotovoltaicos conectados à rede são projetados para converter a luz solar em energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica nacional. A produção de energia é destinada à venda total à rede, visando a rentabilidade de seu investimento».

Armando Pinto

((( clicar sobre as imagens digitalizadas - para ampliar e ler melhor )))