Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Livro “SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA DE FELGUEIRAS”

Recentemente apresentado publicamente, regista-se a existência de mais um livro historiador de algo de relevo felgueirense – o livro “SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA DE FELGUEIRAS”. Um belo documento histórico-literário sobre a história da mesma Filarmónica com o nome de Felgueiras.

= Capa e contra-capa do livro

Livro este que foi um ponto de interesse no programa da comemoração recente do aniversário da instituição e como tal teve apresentação pública em sessão pública do 172.º aniversário da Banda de Felgueiras, no passado 5 de novembro.  

Embora não contendo nomes dos autores na capa, consta na sua Ficha Técnica serem autores do mesmo livro Mário Jorge de Jesus Pereira e Henrique Pinto Ribeiro. Felgueirenses de boa cepa que estão de parabéns por este trabalho de grande fulgor, meritíssimo interesse e boa preservação de quanto foi possível saber da memória da mesma organização. Sendo o sr. Mário Pereira o principal obreiro, como refere o Dr. Ernesto Rodrigues no  Prefácio, e aliás se sabe por ter sido ele quem andou nas pesquisas e consultas a pessoas conhecidas; tendo também o Maestro sr. Henrique Ribeiro contribuído com material de arquivo da Banda e também de seu conhecimento. 

Com muito gosto o livro já cá canta (como se costuma dizer) também – embora no caso fosse mais aconselhável uma palavra de música tocada… para definir que já está felizmente na posse aqui do autor deste blogue, a enriquecer a biblioteca pessoal.


De registar que, entre os diversos capítulos, havendo um dedicado aos músicos felgueirenses, também está referenciado o Padre Luís de Sousa Rodrigues, o famoso musicólogo e compositor felgueirense, natural de Rande, Padre Luís Rodrigues da Lapa, do Porto, a quem a própria Banda de Música de Felgueiras fez uma homenagem em 2006, no Dia da Música desse ano – conforme se pode recordar por panfleto distribuído na ocasião e desde então guardado pelo autor destas linhas.

Como ilustração juntam-se imagens de captações fotográficas de algumas das 159 páginas do livro, como visualização, ao jeito de murmúrios de apreciação sobre a Banda de Música representativa do nosso concelho de Felgueiras.


~~~ ***** ~~~

Está pois assim dignificada a história da Associação da Banda de Música de Felgueiras. Agremiação de interesse público no âmbito tradicional da coisa pública felgueirense. Instituição que como outras dizem muito ao sentimento concelhio felgariano. Como no caso pessoal em que, com orgulho, existem alguns adereços memorandos no escritório doméstico aqui do autor deste blogue, também pessoal. 
 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))