Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Nuno Fonseca reeleito presidente da Câmara de Felgueiras e José Campos para presidente da Assembleia Municipal, mais Lúcia Ribeiro eleita presidente da Junta da união de freguesias da área da Longra (Pedreira, Rande e Sernande), com maioria absoluta

As Eleições Autárquicas de 2021, realizadas este domingo passado (26 de setembro), ficam como mais um marco da história local. Resultando do sufrágio popular de mais este ato de eleições livres que o povo se pronunciou, tendo por via disso, no concelho de Felgueiras e para o Município, Nuno Fonseca sido reeleito presidente da Câmara de Felgueiras, José Campos reeleito para presidente da Assembleia Municipal e Lúcia Ribeiro eleita presidente da Junta da união de freguesias da área da Longra (Pedreira, Rande e Sernande), com maioria absoluta. 

O Sim Acredita conseguiu uma vitória concludente em toda a linha nas eleições deste domingo, infligindo uma pesada derrota à Coligação PSD-PPM. A Coligação de Nuno Fonseca venceu nos polos urbanos e em quase todas as freguesias do concelho na votação para a Câmara Municipal. Tendo no polo urbano da Longra, integrante da união de freguesias vigente de Pedreira, Rande e Sernande, sido também a candidata do Sim Acredita, Lúcia Alexandra Sampaio Valente de Melo Ribeiro, a grande vencedora.

= Panfletos da campanha eleitoral - manidfestos recebidos em casa, na caixa de correio...

Com efeito o povo disse de sua justiça pela manifestação através do voto, depositando suas esperanças e anseios em quem elegeram por maioria. Como até o autor deste blogue também apoiou as candidaturas que, por sinal, acabaram vencedoras. 

Aliás, numa exceção a outras vezes em que não tem sido vulgar tornar público quaisquer apoios de índole pessoal, ao longo dos anos. Como sinal que desta feita havia confiança plena e vontade de marcar também posição, ante outras possibilidades. 

= Apresentação dos candidatos da região, conforme publicação no Semanário de Felgueiras de sexta-feira 24 de setembro.

Resultados gerais:


UNIÃO DE FREGUESIAS DE PEDREIRA, RANDE E SERNANDE     

 

Inscritos - 2984

Votantes - 1801             

(Votos) Brancos - 38    

Nulos - 31

Abstenção -1183

Percentagem de Abstenção % - 39,64%                            

PCP-PEV (CDU) - 156         

Sim Acredita - PS/Livre – 928: 5 eleitos

Juntos por Felgueiras - PSD/PPM – 648: 4 eleitos

Total de Votos - 1801         



CÂMARA MUNICIPAL:

Sim Acredita - L/PS - 7 eleitos - 22.074 votos - 67,89%

Juntos por Felgueiras - PSD/PPM - 2 eleitos - 7.057 votos - 21,71%

Chega - 639 votos - 1,97%

PCP-PEV (CDU) - 607 votos - 1,87%

CDS/PP- 606 votos - 1,86%

IL- 480 votos - 1,48%

Abstenção - 37,14% 

(19.208 de 51.721)

Brancos - 1,93%

(628 de 32.513)

Nulos -1,30%

(422 de 32.513)



Para a ASSEMBLEIA MUNICIPAL (abreviando): Com pequenas diferenças, os resultados foram idênticos em números e percentagens. Daí resultando que fica o Sim Acredita-L/PS com 20 mandatos (mais 17, das presidências de Junta) e o Juntos por Felgueiras-PSD/PPM com 7 (mais 2 de presidentes de Junta), enquanto as restantes coligações e pequenos partidos (PCP-PEV, CDS-PP, CH e IL) não elegeram ninguém.


Com tudo isso e isto, depois a noite foi naturalmente de festa pelo concelho, com epicentro comemorativo diante dos Paços do Concelho, na cidade de Felgueiras.


 Agora que Felgueiras e a área da Longra vençam o futuro!


Armando Pinto