Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 10 de março de 2022

Temas de outrora e de vez em quando: “O Livro do Doutor Assis” – sobre o antigo Conde de Felgueiras

 

Alberto Costa (Alberto António da Silva Costa), mais conhecido por Pad’Zé, era um estudante da universidade de Coimbra, pelos idos finais do século XIX, a entrar pelo século XX dentro. Jovem Beirão bem vivido, como se diz, amante da vida boémia, à maneira desse tempo entre moços académicos. E que ia escrevendo umas coisas. Até que, entre suas publicações, escreveu um livro… “O Livro do Doutor Assis” que o celebrizou. Livro esse em que «o protagonista da obra é o “original catedrático” António de Assis Teixeira de Magalhães, ao tempo regente das cadeiras de Direito Civil, Direito Eclesiástico e Finanças…” » que ele caricaturou, em sua maneira crítica de estudante perante um Lente… a criticar o ensino desse tempo, através de ironia, em «charadas atribuídas ao mestre de Direito, um símbolo do magister dixit …»

Pois o Doutor Assis era o Conde de Felgueiras, cuja honraria essa lhe foi atribuída entretanto por título nobiliárquico criado pelo Rei D. Carlos I de Portugal, por Decreto de 3 de Agosto de 1907, em favor do mesmo António de Assis Teixeira de Magalhães, natural de Margaride-Felgueiras. Que, além de sua residência em Coimbra, teve casa na mesma então vila de Felgueiras, num solar que desapareceu ainda há poucos anos.

Ora tal livro, que teve muitas edições ao longo dos anos, é um dos livros que integra também a coleção de livros contendo temas relacionados com Felgueiras, enquanto um exemplar da sua 4ª edição, de 1906, é um dos livros da biblioteca particular do autor destas anotações. Sendo também um livro de interesse felgueirense.

***

Ah, além da mansão familiar, de permeio o 1º Conde de Felgueiras, Dr. Assis Teixeira, também passou a ter um mausoléu de família no cemitério local. A propósito do qual o narrador Alberto Costa, o tal Pad’Zé, também escreveu. Como se pode ler numa das suas “tiradas” (que se transcreve, respeitando a grafia da época):

«O Doutor Assis mandou construir em Felgueiras um jazigo de família; e nas primeiras férias, aproveitou o ensejo de ir com os seus verificar a perfeição da obra.

Examinada esta, o Mestre declarou-se cabalmente satisfeito com a execução aprimorada do canteiro; e logo, voltando-se para a família e batendo com a mão na parede da capella, observou, com um orgulho de proprietário:

 – Pois é verdade, meninos. É aqui que havemos de vir parar – se Deus nos dér vida e saúde!»

~~~ *** ~~~


Professor Dr. António de Assis Teixeira de Magalhães, Conde de Felgueiras

Data de nascimento:
Local de nascimento:Felgueiras, Margaride (Santa Eulália), Portugal
Falecimento:19 Abril 1914 (63)
Coimbra, Portugal

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))