Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A propósito do livro sobre CICLISTAS DE FELGUEIRAS: Uma recordação de afinidade...


Como é já do conhecimento público, está em edição o próximo livro do autor deste blogue, no caso o próximo livro que versará sobre os CICLISTAS DE FELGUEIRAS de competição em provas oficiais de ciclismo tradicional. Ciclistas que andaram no plano maior do ciclismo português e até internacional, dos que estiveram na caravana da Volta a Portugal em bicicleta e num caso até em provas internacionais.

Ainda que sendo assim, reportando ao universo competitivo normal, o tema do livro e naturalmente o maior interesse memorial, há que reter que também tem havido alguma atividade em Felgueiras nas variantes do ciclismo de lazer, ao género do cicloturismo, por exemplo, e mesmo nas modalidades de bicicletas de tipo todo o terreno, vulgo de montanha, BTT/ Downhill, etc. 

Assim sendo pela afinidade (mas desde já deixando claro que o livro será a historiar a área do ciclismo normal), vem a talhe relembrar um dos momentos históricos do Cicloturismo em Felgueiras. Como foi a Volta comemorativa do 1º aniversário da Vila da Longra, em 2004. Ocorrência que foi inclusive um passo de afirmação local na instalação do Clube de Cicloturismo de Felgueiras na Longra (em virtude de não haver local apropriado na sede do concelho, ao tempo, e por isso ter sido na Casa do Povo da Longra que foi acolhido esse clube).


Ora, como memória desse acontecimento de julho de 2004, na associação do cicloturismo no programa organizado em conjunto pela Junta de Freguesia de Rande e Associação Casa do Povo da Longra, juntam-se algumas imagens de reportagem da Volta à região da Vila da Longra no 1º aniversário da elevação da Longra a vila. Cujo itinerário teve saída do Largo da Longra e chegada ao local do convívo festivo, então realizado na mata da Quinta (junto ao loteamento Flor de Rande).


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))