Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Curiosidades Felgueirenses – Um folhetim intitulado Vida Rural…

Não sendo muito abundante a existência de livros antigos com motes de Felgueiras de tempos idos, há ainda alguns casos dignos de nota. Alguns dos quais praticamente desconhecidos ou pelo menos esquecidos. Como no caso da História de Felgueiras escrita por um sacerdote, Padre Carlos Alves Vieira (“Achegas Para Uma Monografia de Felgueiras”), que durante anos foi referida como estando guardada em cofre na Câmara Municipal de Felgueiras, à espera de publicação, e acabou por ficar inédita. Mas também outros acasos, entre os que chegaram a ficar em livro. Tal como bem aconteceu com um pequeno volume intitulado “Vida Rural”, da autoria do historiador e jornalista local Manuel Sampaio.

Ora esse trabalho teve primeira aparição pública em folhetim principiado em dezembro de 1935 n’ O Jornal de Felgueiras, de que era diretor e redator o mesmo senhor Manuel Sampaio. Tendo depois em edição de autor sido reunido num livro impresso em 1936, no qual, ao longo de 55 páginas e em tom romanceado, foram publicadas histórias de genealogia, contando algumas curiosidades de antanho. Como por exemplo nesse pequeno livro ficou descrito o original Brasão de Maderne. Como outros motivos ali discorridos, noutros exemplos possíveis.

Sobre esse pioneiro historiador felgueirense já escrevi em tempos um artigo biográfico no jornal Semanário de Felgueiras (mais tarde transposto também para este blogue), em cuja narrativa registei alguns dos livros que ele editou. Ora, sabendo-se que as poucas mas importantes obras literárias de Manuel Sampaio são hoje já raridades, sabe-se também que alguns desses livros (com o nome do autor constando em grafia antiga como Manoel Sampaio) fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal de Felgueiras. Como também particularmente esse referido livro felizmente, em seu Fundo Local.

OBS.: - Sobre Manuel Sampaio, conferir (clicando) aqui

Armando Pinto