Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 25 de outubro de 2020

Felgueiras na revista Evasões

Luís Vaz de Camões poetou nos Lusíadas, lembrando como se lhe falasse, que a linda Inês posta em sossego ensinava «aos montes e às ervinhas o nome que no peito escrito tinhas» (sobre a paixão de Inês de Castro, quão até onde mexesse dizia o nome de seu amado D. Pedro)… Ora, sem qualquer parecença, mas com algum ardor entusiasta, sempre que aparece o nome Felgueiras em qualquer coisa de jeito isso entusiasma, mesmo… também.

Pois surgiu agora um exemplo assim, com a publicação de qualquer coisa sobre Felgueiras numa revista acompanhante do jornal considerado mais lido em Portugal, através da revista Evasões, integrante do Jornal de Notícias nas edições das sextas-feiras.

Ora, no respetivo número semanal, vindo com o JN de sexta 23 de outubro, aparece-nos diante dos olhos o nome Felgueiras logo na capa, a despertar curiosidade, e depois no interior mais material a causar interesse. Numa reportagem bem alinhada, embora sem aludir mais alguns locais de natural apreço e mesmo não alongando a lista de restaurantes além dos indicados ali nas respetivas páginas, contém material de grande nível. E especialmente depara-se, entre essas páginas sobre Felgueiras, a agradável visão de vermos o amigo Dr. Manuel Faria e a esposa Dr.ª Eufémia, que bem merecem destaque por tudo quanto têm feito pelo progresso de Felgueiras e detêm sucesso com seus empreendimentos, como é bom exemplo a sua quinta de Maderne.

Assim, entre bocados da felgaridade que faz eriçar o sentimento felgueirista, a “Evasões” publica, então, espaços da história felgariana, lembrando parcelas patrimoniais, belezas da paisagem e paladares da gastronomia, à espécie de propostas mostradas a quem possa visitar estas nossas idílicas paragens.

Esgravatando assim o chão que dá uvas, cosendo sapatos, amassando a massa donde leveda o pão-de-ló, mais aponteando lavores dos bordados e fabricando os móveis metálicos, mas também chegando ao coração pelo estômago, Felgueiras luta contra a adversidade do desdém dos governantes do país, mantendo a fé em melhores dias, em que por cá voltará tudo a ficar bem.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))