Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Felgueiras em páginas especiais, cadernos e suplementos de jornais nacionais

Em sequência a anteriores amostras de publicações temáticas Felgueirenses, merecerá aqui alguma atenção, também, um vislumbre por alguns cadernos e suplementos jornalísticos, além de páginas de cariz especial que tiveram publicação em edições de jornais de âmbito nacional. Contendo reportagens, ligeiros estudos e ensaios relativos a esta terra nossa felgueirense. Entre suplementos de jornais nacionais apenas, dos que chegaram ao conhecimento do autor destas lembranças, chegando então a ficar na posse colecionista pessoal. No interesse afetivo quanto a documentação histórica.

Em tal ordem será o mais antigo o caso do jornal portuense O Primeiro de Janeiro (ao tempo feito em formato tabloide, de tamanho grande), que na sua edição de 4 de Maio de 1929 dedicou uma página inteira sob título “Felgueiras: Um concelho cheio de tradições e belezas”.

Nessa reportagem, de página grande, constam ainda alguns anúncios que fazem ainda notícia de existências locais desse tempo, por exemplo.

Ainda no plano da imprensa pátria, Felgueiras foi incluída em número especial do jornal O Século, na sua edição de 28 de Maio de 1935. Nesse suplemento daquele famoso jornal de Lisboa, no âmbito comemorativo do movimento que alterara o estado político da nação, fazendo na ocasião balanço de nove anos do regime (implantado após o 28 de Maio de 1926), houve desse modo uma apresentação de obra feita no país, de apologia à «obra do Estado Novo». Assim, distribuindo os temas por distritos, ali no referido jornal, entre o espaço atribuído ao Distrito do Porto, Felgueiras (em crónica intitulada “O Município de Felgueiras”), teve referência, segundo destaque, como havendo até então despendido, desde 1926 a 1935, «a importante verba de 1.029 contos em melhoramentos na sede do concelho e nas freguesias». Cujo recorte já aqui foi registado num artigo anterior.

Com intervalo de tempo, o jornal Primeiro de Janeiro executou um suplemento, dentro de números semanais sobre concelhos, da coleção “PJ Terça”, a 13 de Março de 1979 – intitulado “Felgueiras-Indústria conduz ao progresso”. Nesse caderno, de formato A5, foi feita uma espécie de excursão sobre a Felgueiras dessa era esperançosa. 

Quase de seguida, ainda em espaço especial jornalístico, O Comércio do Porto, no seu número de 28 de Setembro de 1979, desenvolveu descrição do concelho de Felgueiras numa página inteira (ainda em tempo de formato tabloide) e continuação em parte doutra página, sob rubrica Especial Turismo, com o tema de «Felgueiras-A Pátria do Genuíno Pão de Ló».


Mais tarde, novamente em espaço jornalístico, volvidos tempos voltou O Primeiro de Janeiro com outro suplemento, a 24 de Dezembro de 1982, dentro do Caderno PJ Regiões, dessa vez com o título «Felgueiras-Rendas em terras de Ló».

Anos depois houve novo suplemento, por iniciativa d’O Comércio do Porto em 31 de Dezembro de 1984, a que foi dado título de «Felgueiras-Com sapatos de sete léguas a caminho do futuro».


Continuando essa sequência, mais tarde, com outro suplemento d’O Primeiro de Janeiro em 8 de Janeiro de 1985, denominado «Felgueiras-Gente Laboriosa».

Ainda na área jornalística, Felgueiras teve também uma página deveras especial no Jornal Ilustrado, de 27-5-1988, a fazer reportagem sobre uma pioneira juíza judicial que, de Lisboa, veio conhecer uma terra onde, «a par da riqueza material, é notória a pobreza cultural de Felgueiras» (em peça de cabeçalho «Margarida Rosa: “Aquela menina é o juiz?”» (que para aqui se não traz em ilustração, por motivos óbvios). E, logo depois, a 13 de Outubro de 1992 foi a vez de mais um suplemento d’O Primeiro de Janeiro, em caderno “3ª Especial”, sob título «Felgueiras».

Após isso, e contando só coisas do género de cariz nacional, em Julho de 1998 houve novo suplemento jornalístico, aparecendo o Caderno Especial d’O Primeiro de Janeiro de 19-7-98, sobre «Bordo Fino em Felgueiras».

De âmbito externo, em 1998 o Euroregiões-jornal regional de âmbito nacional e comunitário também dedicou espaço a Felgueiras. Tendo de seguida, em Setembro de 1999, Felgueiras sido incluída em reportagem do Jornal Europeu, in «Felgueiras e Suas freguesias».

Mais tarde, em Janeiro do ano 2000, O Primeiro de Janeiro em 31-1-2000 editou suplemento intitulado «Lixa».

Chegado 2004, em número de 06-02-2004, o tradicional “O Primeiro de Janeiro- Regiões”, dedicou caderno-suplemento intitulado «Felgueiras-Prémio Nacional municípios de futuro».

Depois disso, em 2006, o jornal O Primeiro de Janeiro voltou com dois cadernos quase seguidos, um com data de 26-01-2006 e outro de 03-4-2006 - «Felgueiras II / Iniciativas de Sucesso».


Naturalmente, entre as referidas atenções dos órgãos de comunicação, não contam as notícias, de permeio chegadas por meio dos diários ou periódicos de fora da terra, ao longo dos anos, nem, sobretudo, as muitas colunas e textos que, devido ao caso do chamado “saco azul” municipal, levaram o nome de Felgueiras por todo o espaço de leitura informativa em língua portuguesa.

Daí até à atualidade, quando atualizamos estes registos, apenas tivemos conhecimento que em Junho de 2011 o diário nacional Jornal de Notícias publicou um pequeno caderno-suplemento, de apenas 4 páginas, sobre a Festa de S. Pedro em Felgueiras. Ao qual também já neste blogue dedicamos atenção anteriormente.

Eventualmente, do que estará para trás, poderá ter existido qualquer outra publicação similar, por exemplo, que tenha ficado desconhecida aqui do interesse pessoal. Ficando desta forma, dentro do possível, guardada tal vertente de perpetuação, qual escaparate deste género publicista felgueirense, da coleção existente com ligeiros informes relativos a Felgueiras, seja com carácter historiador e descritivo ou de reportagem concisa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))