Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 25 de julho de 2021

Dia de São Tiago Maior - Padroeiro de Rande: O 1.º Apóstolo martirizado e Evangelizador da Península Ibérica

25 de julho é dia dedicado pela Igreja ao Apóstolo S. Tiago, que como um dos primeiros seguidores de Cristo e dos seus mais prediletos, ficou conhecido como Maior, para distinção do outro com nome idêntico, companheiro de apostolado no acompanhamento à vida pública de Jesus. Santo de grande dimensão espiritual também, com realce para a Evangelização na Península Ibérica, tendo depois sido o 1.º Apóstolo mártir e considerado padroeiro da luta contra os mouros, mais tarde aquando da Reconquista Cristã. Sepultado por fim em chão da Ibéria, passou aí a ter seu túmulo na Galiza, facto originário do grande fenómeno da sua devoção a partir de Compostela, para onde rumaram os Caminhos de Santiago.

Ali o seu culto tem dia grande também a 25 de julho, cuja data quando calha ao domingo resulta na consideração de Ano Santo Compostelano – como ocorre este ano, agora.

Pois é este santo que é Orago de Rande, em Felgueiras-Portugal, também. Tendo em tempos longínquos os antepassados filhos da eclésia de Rande, os fregueses da paróquia então criada com a passagem dos peregrinos em demanda de Compostela, escolhido S. Tiago para Padroeiro.  

Nessa sequência, a paróquia de S. Tiago de Rande desde tempos imemoriais dedica a festa maior da região à honra de S. Tiago, em pleno concelho de Felgueiras, mas já séculos antes também quando a região pertenceu à inicial Honra de Unilani e posterior Concelho do Unhão, como ainda ao curto concelho de Barrosas, até à integração completa em Felgueiras.

Como tal, o dia de S. Tiago em Rande é de tradição da festa paroquial, que em tempos ainda não muito distantes era assinalável pela celebração da Comunhão Solene das crianças das paróquias anexas de Rande e Sernande. Como faz parte das memórias coletivas e recordações pessoais.

Sobre tudo isso e mais, ficaram essas características memoriais registadas em publicações do autor, no livro grande “MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS”, publicado em 1997, e no pequeno livro da Comissão de Festas de 2000, sob título “EVOCAÇÕES DA FESTA PAROQUIAL DE S. TIAGO DE RANDE”, de julho de 2000. 

Tal como algo mais se guarda em recordações visuais nos álbuns fotográficos pessoais, também.

Armando Pinto

((( Clicar sob as imagens )))