Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

“O Monte das Maravilhas” – Crónica de 1982, do Dr. Machado de Matos


Daqueles momentos que dispensam apresentações, houve uma célebre crónica, em tempos, que fugiu à monotonia de eras recuadas em que Felgueiras esteve, quando começava a surgir algo novo após décadas de letargia… Escrito esse que teve impacto, afinal, sendo um texto do Dr. José Machado de Matos, também pelo cargo que então ocupava, como presidente do município, mas sobretudo pelo que expressava - aquando das obras que, em 1981/82, alteraram muito a antiga rude fisionomia do monte de Santa Quitéria. 

Sob título “O Monte das Maravilhas” (tomando nome romântico com que literariamente também é referido o Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras), essa narrativa foi impressa em diversos meios de comunicação, depois de inicialmente ter sido publicada no Boletim Municipal de Felgueiras. Em tal merecimento, tem aqui também lugar, agora como aprazível recordação, neste espaço literário de memória Felgueirense. 

Eis então o mesmo texto - dividido em três partes (conf. páginas), a primeira a encimar o artigo e as duas restantes abaixo:



© Armando Pinto 

»» Clicar sobre as páginas digitalizadas ««