Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 25 de novembro de 2023

Foto com História: Padre João Ferreira da Silva num grupo de visitantes a D. António Ferreira Gomes (à terra de seu exílio)... em 1962.

 

A foto desta vez em apreço, a merecer atenção particular, reporta à época de exílio político do então titular Bispo Diocesano do Porto, D. António Ferreira Gomes, durante seu afastamento politicamente forçado no estrangeiro. Captando um grupo de padres da diocese do Porto em visita a seu Prelado, então em Espanha. Entre os quais esteve presente o Padre João Ferreira da Silva, pároco de Rande e Sernande nesse tempo e que assim está também na foto como se vê na imagem, dos sacerdotes rodeando o seu admirado Bispo, em pose de conjunto e recordação.

Essa foto consta no livro Fotobiográfico “Dom António Ferreira Gomes (1906-1989) BISPO DO PORTO AO SERVIÇO DA LIBERDADE-Fotobiografia e testemunhos”. Sendo o “Padre João de Rande” (como era mais conhecido por habitar na Residência Paroquial de S. Tiago de Rande), o primeiro do lado esquerdo dessa gravura.

D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto desde 1952, estava então já desde 1959 fora da sua diocese e do país, por ditames do ditador Salazar, numa situação que se manteve até 1969, apenas alterada com a substituição de Salazar por Marcelo Caetano no Governo da Nação, nesse período do chamado Estado Novo. Sendo a fotografia do ano de 1962, em Valência-Espanha.

Ora o Padre João Ferreira da Silva, natural do Unhão e desde 1944 pároco de Rande e Sernande, em Felgueiras (onde faleceu em 1973), havia sido colega de Seminário de António Ferreira Gomes, embora não do mesmo curso (ano) mas de frequência interna, vivendo e convivendo juntos como colegas (seminaristas, nas mesmas casas dos colégios diocesanos de regime interno seráfico). Bem como o felgueirense natural de Rande Padre Luís de Sousa Rodrigues. Ambos ordenados padres dois anos depois da ordenação presbiterial de António Ferreira Gomes, mas tendo colegas comuns nos cursos de Filosofia e Teologia, também. Como foram também colegas de Curso Teológico os felgueirenses Artur Teixeira da Fonseca e Inácio da Cunha Machado, naturais de Caramos e Macieira da Lixa, respetivamente. Enquanto, mais tarde o depois reitor da igreja da Lapa, no Porto, Padre Luís  Rodrigues, pertenceu a grupos de sacerdotes que apoiaram o mesmo amigo Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, durante essa sua ausência forçada da diocese. A situação mexia com a sensibilidade de quem admirava o famoso Bispo do Porto. A ponto de esses mesmos e mais outros padres terem formado uma comissão que ofereceu ao seu Prelado um carro para uso próprio na terra do exílio. 

Isso... Numa relação que teve ainda ligação à visita (agora aqui recordada) que alguns desses sacerdotes, incluindo o Padre João Ferreira da Silva, também fizeram ao exilado Bispo do Porto, indo em comitiva de padres da diocese portucalense que se deslocaram a Espanha para estar com o seu Bispo. Fazendo-lhe essa visita de cortesia e amizade em Valência, onde D. António se encontrava.


A foto no livro não está legendada, apenas inserida num conjunto de gravuras referentes ao período de "Actividade pastoral de D. António em Valência» e «D. António no exílio, 1962». Mas reconhece-se bem a fisionomia do Padre João, que bem conhecemos (ou não tivesse sido o pároco que batizou e fez as cerimónias das primeira e solene comunhões aqui do autor destas linhas). Além de na época ele ter referido o facto de haver ido a Espanha, com alguns amigos (sem contudo pormenorizar mais, sabendo-se como ao tempo era perigoso abordar assuntos de política...), numa das suas apreciadas homilias, em cujo ofício ele era um eloquente orador.   

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))