Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Rande-Felgueiras na comunicação social...


Com a devida vénia, de TâmegaSousa on line:


Proteção civil sinalizou quatro ninhos de vespa asiática em Felgueiras


As situações sinalizadas pela proteção civil foram localizadas em Idães, Vila Cova da Lixa, Rande e Sendim



A proteção civil de Felgueiras já identificou quatro ninhos de vespa asiática, mas admite haver mais casos no concelho, disse hoje à Lusa o vice-presidente da câmara, João Sousa.

“Temos conhecimento de relatos de outros casos, em vários pontos, que foram destruídos pelos proprietários dos terrenos onde estavam localizados”, explicou o autarca.

As situações sinalizadas pela proteção civil foram localizadas em Idães, Vila Cova da Lixa, Rande e Sendim.

Os serviços da autarquia, em colaboração do veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, têm acompanhado e registado os casos, procurando, com a ajuda dos bombeiros, proceder à destruição dos ninhos”, assinalou João Sousa.

O autarca frisou que aquele inseto “só ataca os humanos e é agressivo quando se sente ameaçada, tal como as outras vespas ou mesmo as abelhas”.

À Lusa, avançou que a câmara e a cooperativa agrícola do concelho vão realizar, na segunda semana de Setembro, uma ação de sensibilização sobre o tema destinada aos apicultores e agricultores.

Nas últimas semanas, têm sido sinalizados e destruídos vários ninhos de vespa asiática em concelhos do interior do distrito do Porto, entre os quais Amarante, Paredes e Marco de Canaveses. Também em Celorico de Basto, no distrito de Braga, há relatos de ninhos daquele inseto.

Na quarta-feira, em Penafiel, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza avançou à Lusa que, em setembro, serão anunciadas ações concretas para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal.

APM.
Lusa/fim

N. R. : Foto captada numa conhecida casa antiga de Rande )