Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 12 de abril de 2024

De vez em quando… entre temas normais da vida comunitária local… O Oratório da “Sagrada Família” de Rande (Felgueiras)

 

De vez em quando calha de puxar à cena alguns temas normais, de coisas que andam diante de nós e nem sempre se lhes dá grande importância. Entre assuntos simples e que pelo menos não faz mal trazer à ribalta das curiosidades de interesse, na vivência comunitária local. Quão desta vez se traz aqui a chamada “Sagrada Família”, como popular e simplificadamente é chamado ao oratório com imagem conjunta da Sagrada Família – Nossa Senhora, São José e Menino Jesus – que anda pelas casas da paróquia de Rande. Cuja caixa de madeira, tipo capela de guarda, é levada de mão em mão de umas casas para as outras vizinhas e assim sucessivamente por toda a freguesia (havendo dois exemplares, um para a parte alta e média da freguesia, e outra para a chamada baixa, que circula pela Longra), passando pelo menos uma noite e um dia em cada casa, mediante o circuito estabelecido pelas famílias que se inscreveram, para o efeito. Por fim, em cada casa visitada e após colocação de oferta de contributo, no mealheiro apropriado, em género de coleta, para as despesas inerentes e fundos de maneio paroquial, é então feita oração familiar antes de ser fechado o oratório, para ser enviado à família da visita seguinte.

Tal facto é desde recuadas épocas um caso tradicional arreigado nos costumes locais. Como em tempos foi até referenciado no livro historiador “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Essa tradição, vinda de tempos antanhos, teve em determinadas fases temporais alguns interregnos, mas acabou por ser retomada, como acontece ainda na atualidade.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))