Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 20 de agosto de 2022

Uma Figura Felgueirense… de vez em quando: - Padre António Pacheco Barbosa Mendonça (17/7/1909 – 24/10/1986) - Fundador do Centro Social com seu nome...

Filho do Juiz Conselheiro Dr. Alexandre Barbosa Mendonça, oriundo da família Barbosa Mendonça da Casa de Rande, da freguesia do mesmo nome, o Padre António Pacheco Barbosa Mendonça nasceu em Airães, concelho de Felgueiras, na casa do Bacelo, a 17 de julho de 1909. Foi seu padrinho, junto com a esposa, o seu tio Conselheiro Dr. António Pedro de Barbosa Mendonça Pinto de Magalhães e Alpoim (mais conhecido por Conselheiro de Rande, Dr. António Mendonça), proprietário da Casa de Rande, casa-mãe da Família, e que foi presidente da Câmara do efémero concelho de Barrosas, primeiro, e depois do concelho de Felgueiras. Sua mãe, D. Teresa Pacheco, era natural de Sernande, também do concelho de Felgueiras, a qual tendo sido governanta da casa do Bacelo de Airães, casou depois com o Conselheiro Alexandre Mendonça quando seu filho António estava para ser ordenado padre.

Teve um irmão, o médico Dr. Artur Pacheco Barbosa Mendonça, médico de clínica geral e estomatologista, que foi clínico muito popular durante muitos anos no Posto Médico da Casa do Povo da Longra e de permeio teve atividade cívica como Presidente da Direção da Adega Cooperativa e da sucessora Cooperativa Agrícola de Felgueiras. Pessoa deveras sociável e animador de conversas político-sociais nos locais de convívio público na ao tempo Povoação da Longra e na então vila de Felgueiras.  Através do qual houve continuidade da família na genealogia continuadora da casa do Bacelo. Falecido em 1979, anos antes do irmão, portanto.

Como sacerdote o Padre António Mendonça foi Prefeito no Seminário de Évora, Pároco de Viana do Alentejo, Campo Maior e Vila Viçosa, no Alentejo; bem como Capelão do Sanatório de Monte Alto, da serra de S. Pedro da Cova-Gondomar (embora mais conhecido por sanatório de Valongo), e pároco de S. Pedro de Raimonda, na diocese do Porto. Faleceu a 24 de outubro de 1986.

O Padre António Barbosa Mendonça foi um dos maiores beneméritos da sua freguesia natal, tendo doado à Paróquia de Santa Maria de Airães a Quinta do Roço, por testamento destinando-a à educação de crianças, jovens e idosos, onde atualmente está instalado o Centro Social que tem o seu nome, com valência de Jardim Infantil, Centro de Dia e Lar de idosos. Em cuja quinta lhe foi dedicado um pequeno monumento, em linhas modernas, da autoria do Arq.° Fernando Coelho.

Obs.: – Por falta de conhecimento de alguma fotografia do Padre António Mendonça, não foi possível ilustrar esta crónica com imagem apropriada. Motivo porque apenas foi possível juntar imagens do pequeno monumento em sua homenagem e do Centro Social de seu nome.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))