Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Caminhada da União das freguesias de Pedreira, Rande e Sernande - I

Este passado domingo, dia 18, teve lugar uma realização comunitária noticiada na comunicação social como Caminhada da área da Longra. Com um percurso de 12 km e organização da Junta de Freguesia da união de Pedreira, Rande e Sernande.

Sob ideia de pugnar pelos locais temas de “Tradições e cultura”, tal foi o mote da caminhada que a Junta Freguesia da união das freguesias de Pedreira, Rande e Sernande concretizou, decorreu a mesma durante a manhã do domingo de meio de setembro, a atravessar as 3 freguesias da união oficialmente vigente desde 2013 com a chamada lei Relvas. Algo que agora está de volta à mesa das atenções e discussões, na possibilidade da “DESAGREGAÇÃO DE FREGUESIAS”. Pois, segundo o que retorna à baila e está para ser possibilitado, as freguesias podem, até ao final deste ano de 2022, iniciar o processo de reversão das agregações da reforma administrativa de 2012/2013. Estando em curso um regime especial e transitório estabelecendo os procedimentos para reverter a anterior fusão das freguesias, algo que decorre até ao final de 2022. Sendo, segundo as informações que correm, as Juntas de Freguesia os órgãos competentes para tomar esta decisão  através dos representantes políticos locais e do concelho, mais Assembleias de Freguesia e Municipal, incluindo vontades sob gerência da Câmara Municipal, naturalmente. 

Ora, obviamente o autor destas anotações, que nunca esteve de acordo nem entendeu o que foi imposto à revelia da vontade de todos, defende a autodeterminação para se voltar ao modelo original e historicamente genuíno das freguesias estabelecidas desde tempos remotos.

A caminhada em apreço foi entretanto um ato comunitário, portanto. A cuja realização aqui neste blogue será dedicada próxima crónica, a registar à posteridade essa interessante ocorrência.


Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))