Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Trabalho em exposição na Casa Museu do Pão de Ló de Margaride, Felgueiras – do artista plástico felgueirense NAIA.

Como já foi publicado na página informática do Semanário de Felgueiras Jornal e aqui e agora se reforça: - Está patente na Casa do Pão de Ló de Margaride, no espaço público de atendimento comercial dessa casa museu e fábrica do afamado Pão de Ló, de timbre histórico de Leonor Rosa da Silva e descendentes da família Lickfold, uma obra de arte para apreciação e possível venda, da autoria de um artista felgueirense, residente em Guimarães.

Da obra, em apreço, aqui se junta imagem da peça e também fotografia do seu autor, mais a respetiva biografia. Obra essa intitulada “TRIBUTO AOS UCRANIANOS” - «Uma qualquer cidade ucraniana destruída pelos russos», obviamente relacionada com a atual guerra da invasão da Rússia à Ucrânia.


~~~ ***** ~~~

Trabalho / Foto da peça exposta na Casa do Pão de Ló de Margaride (note-se que o relógio e jarras por trás são objetos da casa):


Título: TRIBUTO AOS UCRANIANOS - «Uma qualquer cidade ucraniana destruída pelos russos»

Técnica: Mista: madeira e outros materiais

Dimensão: 97 cms (comprimento) x 35,5 cms (altura) x 5 cms (largura)

Ano: 2022

 


BIOGRAFIA do artista:


António Manuel Ribeiro de Magalhães, nasceu em Pedreira, Felgueiras em 1956 e reside em Guimarães desde 1978.

É um multifacetado autor, quer como pintor, artista plástico, escritor e ator de teatro. Filho dos sempre lembrados “Professores da Pedreira”, o professor Luciano Magalhães e sua esposa professora D. Joaquina Ribeiro.

O seu pai e professor no ensino primário, facilmente fez despertar no filho o gosto pelo desenho e pela pintura. Em 1967 ingressou no Seminário (Diocese do Porto). Em 1970 passa a frequentar o Externato Infante D. Henrique, em Felgueiras. Expõe em 1970 (com apenas 14 anos) no “Staminé”, Felgueiras.

Em 1977 concluiu o Curso Complementar de Artes do Fogo (2.ª opção) pintura, na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto. Foi professor em 1978/1980 no Colégio Egas Moniz, Guimarães, da disciplina de Trabalhos Oficinais (Mecanotecnia) do 7.º e 8.º anos de escolaridade. Em 2008/2009 frequenta o 3.º ano de Licenciatura de Artes/Desenho na ESAP-Escola Superior Artística do Porto, Guimarães. Em 2019 (com 63 anos) matricula-se no 1.º ano de Licenciatura de Artes Plásticas e Intermédia na ESAP-Escola Superior Artística do Porto, Porto.

Em 1993 opta pelo óleo sobre tela. Como artista plástico assina NAIA, desde 1993.

Em 2000 é inscrito associado na ANAP – Associação Nacional dos Artistas Plásticos.

Está representado em várias coleções privadas e tem realizado exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha. Expôs coletivamente com artistas como Artur Bual, Jerónimo, Júlio Quaresma, Manuela Pinheiro, Noronha da Costa, Susan Harrison, Carlos Lança, Evelina Coelho, Xico Lucena, Cutileiro, Pé Curto, entre outros.

Teve também já um trabalho exposto na galeria e biblioteca do Semanário de Felgueiras e agora expõe na Casa do Pão de Ló de Margaride.

Como escritor usa o pseudónimo BERTO DA VINHA, desde 1992. Autor de vários títulos, impressão e ilustração desde 1970, em “A Vergonha do Adolescente” (diário), “O pincha Malaquias... na décima” (poesia), “A Melodia da Informação”, “Os Meninos de Novembro” e “Do meu baú troco um poema por um sorriso teu” (poesia). Em 2016 foi coordenador da publicação do livro com o título “Memórias de uma Família Os Mendes da Casa da Boavista”.

Inicia-se no teatro em 1971, com a personagem Diabo, da peça “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Em 2019, é convidado pela atriz Cristina Cunha a fazer parte do conjunto “Oficina Excêntrica” teatro máscaras e marionetas, com inauguração da exposição na Casa da Memória Guimarães.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))