Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Recordação da inauguração da sala-sede da ACF (Associação de Cicloturismo de Felgueiras) na Casa do Povo da Longra e na presença do ciclista Cândido Barbosa

 

Foi em novembro de 2005 a inauguração festiva da sala que ficou a ser sede da Associação de Cicloturismo de Felgueiras no edifício-sede da Casa do Povo da Longra. Após aceitação e transferência do mesmo agrupamento de cicloturistas para as instalações da Associação Casa do Povo da Longra, na vila da Longra, ao tempo em que era Presidente da Direção do mesmo organismo sócio-cultural Longrino aqui o autor desta lembrança.

Novembro é pois um mês de diversas efemérides salientes para a memória coletiva da região. Tendo, no caso, ocorrido sensivelmente a meio do mês, mais precisamente no sábado dia 19 de novembro daquele ano de 2005, a solene inauguração do espaço que ficou a acolher a existência oficial daquele grupo de praticantes de cicloturismo. Havendo estado presente, como convidado de honra, o ao tempo famoso ciclista profissional Cândido Barbosa, que era admirado por muita gente do Norte, tido como um dos bons representantes nortenhos, mais o seu cunhado Nuno Ribeiro, no panorama do ciclismo português daquele tempo.  

Desse dia e dessa oportunidade de confraternização pessoal com o Cândido Barbosa, guardei o postal com sua imagem, que ele me ofereceu, autografado – tal como anotei no verso, em apontamento manuscrito.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))