Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Inteiro Postal com história - Postal antigo, de 1943, da MIT-Móveis de Ferro da Longra (nome antecessor da MIT-Metalúrgica da Longra)

Postal, em curioso formato parecido com sobrescrito (colado em duas partes a formar dois lados apenas, cuja junção era unida pelos selos postais ali colados). Original, em papel grosso azulado, circulado da Longra para o Porto, a 14 de maio de 1943, com porte de 30 Centavos (de Escudo), composto com três selos de 10 Centavos cada, da série Lusíadas (que circulou nos anos das  décadas de 30 e 40, com ilustração a destacar a figura alegórica da República, segurando o livro dos Lusíadas). Postal este com cabeçalho identificativo da “MIT Fábrica de Móveis de Ferro da Longra” (sobre identificação, em tamanho mais pequeno) de “Mobiliário-Hospitalar-Cirúrgico e Decorativo” e (ao lado em letras pequeninas) “Endereço Telegráfico. MOVEIS FERRO LONGRA”. 

(Este postal, original, foi-me oferecido por um amigo do Porto, o Paulo Jorge Oliveira, que o conseguiu descortinar nas suas andanças por alfarrabistas, ele que é um grande colecionador de literatura portista, incluindo também jornais, revistas e material diverso mesmo. Através do qual fiquei então com este postal genuíno, como testemunho de tempos idos da antiga grande fábrica da Longra. Da qual, entre diversos casos, era conhecido o logotipo da empresa, por outras imagens obtidas de fotocópias coloridas, sobretudo.)

= Logotipo da "Fábrica de Móveis de Ferro da Longra" (vista total, de outra publicação)

Do postal em apreço, para melhor verificação, juntam-se imagens de visualização em recortes ampliados de pormenores.  

Recorde-se que esta empresa histórica laborava então em edifício e barracão anexo sito no Largo da Longra, ao correr do lado da estrada descendente (no sentido Felgueiras-Longra para Lousada) até à antiga carvalha ali existente ao tempo. Sendo o nome MIT derivado da antiga sociedade “Martins & Irmãos Teixeiras”, motivo porque a correspondência era assinada com essa indicação.

Postal assim de correspondência enviada da Longra (Douro), como era referenciada a direção do Correio da Longra, do concelho de Felgueiras. Enviado então em maio de 1943 como requisição de material, para a firma “Carvalho, Ribeiro & C.ª L. da, da Rua de Cimo de Vila, do Porto, a requisitar (e confirmar anterior postal de dia 10 daquele corrente mês), o envio pelo recoveiro de material de 10 quilos de esmalte. Tudo em letra datilografada em máquina de escrever mecânica e grafia da época. Como se pode ver e ler.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))