Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Curiosidade cénico-desportiva de Felgueiras em tempos idos: Revista Porto-Benfica (em 1950) – um espetáculo de Revista à Portuguesa sobre o clássico Porto-Benfica intemporal !

  

Estando-se ainda durante o período comemorativo do Centenário do Teatro Fonseca Moreira, da cidade de Felgueiras (20 de novembro 2021-2022), vem desta vez a calhar reavivar algo relacionado, recuando a tempos de quando a urbe-cabeça do concelho de Felgueiras era ainda vila, com um dos grandes dias vividos nessa casa emblemática da alma felgueirense. Tendo a meio do século XX, depois de bons e menos bons momentos de vida, a mesma casa de espetáculos tido oportunidade de receber uma sessão revisteira de grande sucesso popular, então a interpretar um atrativo de impacto no povo, como era já o futebol e extensivamente um dos grandes prélios entre dois dos mais representativos contendores nacionais ao mais alto nível futebolês, dessa feita em palco e ao jeito teatral de revista.  

Ora, o Porto-Benfica é e será sempre um Porto-Benfica. Algo icónico, de ter em si os olhos e ouvidos de multidões. Tal é o clássico Porto-Benfica, nos encontros tradicionais em que se defrontam as equipas de futebol dos clubes portugueses com mais provas ganhas a nível nacional e internacional. Sendo esse o mote a focar e recordar, na calha do espetáculo que em 1950 andou pelo Norte do país e, antes de seguir por outros lados, no mesmo ano chegou a Felgueiras em dezembro, atraindo grande afluência de público no dia de Natal. Tinha a casa do Teatro de Felgueiras então 29 anos de existência. 

Muito se sabe dos contornos sociais e desportivos que envolvem a realização dos grandes jogos desportivos, sobretudo do futebol profissional. E como a bola pula e avança nos círculos em torno dos grandes clássicos do panorama futebolístico ao mais alto nível, despertando entusiasmos, atenções e paixões. Num mundo que gira à volta desse fenómeno, desde tempos que se perdem na penumbra das memórias dos inícios do século XX, a partir que começou a haver os confrontos entre as equipas com mais adeptos pelo país além. Tal qual acontece há muitos e muitos anos com os históricos encontros entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, o chamado clássico Porto-Benfica. A ponto de já ter havido até um espetáculo teatral no âmbito da chamada Revista à Portuguesa, com grande sucesso a partir da cidade do Porto, indo depois em “tournée” pelo país profundo, ao longo da província, como se dizia de ir em digressão através do mapa português, fazendo viagem com um itinerário definido e naturais paragens, para realização de espetáculos em diversos sítios, sucessivamente. Indo assim esse espetáculo de seguida pelo interior do distrito do Porto e continuando por outros locais de províncias várias, conforme os contratos solicitados e angariados. Quão sucedeu no Natal de 1950, quando então chegou a Felgueiras e foi ao palco da sala do Teatro Fonseca Moreira, na então vila cabeça do concelho de Felgueiras.

Ora, assim em dezembro de 1950, no ambiente do próprio dia maior do sortilégio natalício, ali teve lugar, na casa do Teatro de Felgueiras, em dois espetáculos, à tarde e à noite, para poder acolher o público entusiasta que acorreu a ver e ouvir com os próprios olhos e ouvidos essa peça revisteira de grande sucesso popular. Com um naipe de artistas e tudo o mais em moldes do “retumbante êxito” que estava a ser – conforme se pode ver pelo cartaz, devidamente aprovado pelas autoridades competentes, à maneira da época (como consta no Arquivo Municipal de Felgueiras, de onde foi requerida cópia paga na Biblioteca Municipal para a coleção pessoal). Estando ali, no cartaz-edital, impresso todo o cardápio correspondente, para saciar a curiosidade em dia de barriga cheia.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))