Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Entre Memórias da Longra... de vez em quando: Imagem do cortejo cívico da inauguração das obras de remodelação do edifício-sede da Casa do Povo da Longra, em 1969.

1969 - Dia da inauguração das obras de remodelação e ampliação do edifício-sede da Casa do Povo da Longra. Autoridades presentes a irem em cortejo cívico, desde o Largo da Longra, rumo à Casa do Povo. Ao centro o Ministro das Corporações e Previdência, Dr. Gonçalves de Proença, ladeado pelo Deputado Nacional representante da região, de um lado e do outro pelo então Governador Civil do Porto, mais Presidente da Câmara de Felgueiras, Dr. José de Barros, mais representante da Região Militar e Presidente da Casa do Povo, sr. Camilo Fonseca. Vêm-se atrás diversas pessoas conhecidas, da época... e também alguns autarcas de Juntas de Freguesias dos arredores e presidentes de Casas do Povo da área circunvizinha.

Dessa foto e similares imagens de reportagem da ocasião, bem como de toda a envolvência relacionada e a história da instituição, estão detalhes descritivos no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997.

A Casa do Povo da Longra, criada por Despacho Ministerial de 1939, desde quando a Associação usou o edifício antes pertencente à Associação Pró-Longra, teve então a partir de 1966 obras de conservação e ampliação do edifício-sede. Cuja intervenção arquitetónica teve conclusão em 1968, quando esteve para vir à respetiva inauguração o então Presidente da República Almirante Américo Tomás, porém acabando por vir uns meses depois o então Ministro das Corporações e Previdência, em 1969. Desde aí ficou implantado esse edifício nas linhas históricas que lhe dão ser... fazendo parte do ambiente social e ambiental da Longra.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))