Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A propósito da tradicional Feira das Cebolas nas Vitórias da Lixa

 

Este ano, devido à pandemia, não tem sido possível realizar festas populares (salvo quando se intrometem interesses políticos ao nível dos manda chuvas do país…). E assim, infelizmente, irá suceder com a tão tradicional Festa das Vitórias, na Lixa, que terá apenas algumas iniciativas quase virtuais, a marcar território habitual.

Ora, essa festa tem sempre associada a feira das cebolas, como é mais conhecida. Ocorrência que está devidamente historiada em literatura própria (e neste blogue já teve referências em anos anterires).

Assinalando agora apenas a ocasião, como tal, aqui se recorda o facto com a lembrança duma publicação feita no ano 2000, em que entrou também um artigo do autor, por amável pedido dum amigo das lides jornalísticas da imprensa concelhia. Da qual se junta imagem da capa.

Na oportunidade, em enquadramento, refira.se que na Lixa há semanalmente a feira usual e anualmente mais algumas, como se sabe e também se pode rebuscar noutras produções (com excertos do trabalho “Feiras no Concelho de Felgueiras” em tempos publicado no jornal Semanário de Felgueiras; e com ajustes, para inclusão, estará no idealizado livro sobre curiosidades do concelho de Felgueiras, em espera por melhores dias…):

«…Nesta área sobreviveram velhas tradições em primitivas feições nalgumas feiras onde o povo folgava…

…igualmente a da Lixa, que pelo menos se fazia (segundo o Dr. Eduardo Freitas na sua monografia “Felgerias Rubeas” «já em começo do século passado» (XIX); havendo quem refira até uma data, de 1726, em que já existiria (segundo referência surgida no Cortejo Histórico de Felgueiras de 2004); a qual, conforme Carlos Coelho escreveu, «realizava-se num largo, da Povoação da Lixa, pertencente à casa do Terreiro, com autorização dos seus proprietários».

No presente, mantêm-se apenas no concelho, como feiras regulares, a semanal Feira de Felgueiras, às segundas-feiras de manhã, mais a congénere da Lixa às terças. Além de (depois que desapareceu a Feira Tradicional da Longra, após a criação da união de freguesias vigente na região) haver ainda anualmente a Feira dos 23 de Abril em Várzea, e na Lixa a Feira das Oitavas nas segundas-feiras de Páscoa, tal qual nos primeiros Domingo e Segunda-feira de Setembro a Festa das Vitórias da Lixa, mais sua tradicional Feira das Uvas e das Cebolas. »

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))