Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dia da Pátria


Tremula a bandeira portuguesa à vista das imagens do Dia de Portugal, no 10 de Junho, assinalando data destinada a vincar o sentimento da nação, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, como é oficialmente chamado. Sendo dia celebrado a 10 de junho a marcar a memória de Luís Vaz de Camões, na parte mais popularizada, além de ser também dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país, comemorado com feriado nacional e celebrado como Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses. Exaltando assim o Peito Ilustre Lusitano, como cantou em verso o épico Camões n’Os Lusíadas e por inerência exultando com tudo o que respeita e representa a Pátria, a grei nacional.

Nesse sentido, havendo portugueses espalhados pelos quatro cantos do planisfério mundial, o dia de Portugal tem a ver com as comunidades lusas alastradas pelo mundo fora e por quanto representa essa diáspora, normalmente revista no simbolismo imaginário de Camões e D. Afonso Henriques, Castelo de Guimarães, Torre dos Clérigos, Universidade de Coimbra, Padrão dos Descobrimentos e sobretudo do Galo de Barcelos.

No Decreto de atualização à instituição da efeméride, lê-se: "O dia 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades, melhor do que nenhum outro, reúne o simbolismo necessário à representação do Dia de Portugal. Nele se aglutinam em harmoniosa síntese a Nação Portuguesa, as comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e a emblemática figura do épico genial."

Ora, associando ao significado da comemoração deste dia algo personalizado de fundo patriótico, porque cada um tem também sua ligação à terra mátria e temos nossos heróis, olhamos para um objeto que nos faz lembrar algo de especial afeição – sendo uma máquina de costura antiga que em pequeno (o autor destas linhas) via minha mãe a usar em consertos domésticos, enquanto em família convivíamos sorrindo nesses e outros instantes da vida, em nossa casa e na terra nossa.

Algo que temos connosco, nosso.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))