Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Entre livros... de vez em quando: Brochura de Homenagem ao fundador da MIT / Metalúrgica da Longra - no LXV Aniversário de Américo Teixeira Martins em 1958

Este livrinho já por algumas vezes foi relembrado nalguns artigos deste blogue, a propósito de diversos temas relacionados com a fábrica grande da Longra, com o seu pessoal ou com o fundador. Bem como está lembrado no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997. Desta vez, porém, vem à lembrança mais diante da sua existência, por via da publicação respetiva com que em 1958 foi registada a realização da homenagem prestada ao grande industrial. Através dessa edição tendente a demonstrar o apreço de quantos trabalhavam na MIT e com a mesma empresa, diante da figura de Américo Teixeira Martins.

É esse o tema da recordação desta feita em equação, relembrando tal brochura, em jeito de livrinho, que faz parte das raridades da bibliografia local de temática Felgueirense e Longrina. Um exemplar histórico e memorando que integra a biblioteca pessoal aqui do autor destas lembranças. De cujo conteúdo se ilustra a narrativa com imagens de algumas páginas, apenas como demonstração, por meio de captações fotográficas alusivas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))