Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Efeméride: 13 de Fevereiro - ocorrido no Porto em 1919


Nesta data, em 1919, deu-se o 13 de Fevereiro do Porto, golpe revolucionário que no Porto pôs fim à insurreição da Monarquia do Norte. Restaurando assim a República, entretanto mantida no sul do país.

Com efeito, a 13 de Fevereiro de 1919 chegava ao fim a chamada Monarquia do Norte, graças à ação do movimento militar comandado pelo então Capitão João Sarmento Pimentel, desde o Quartel do Carmo, da Guarda Republicana (mas que nesse curto período voltara a ser real), aquartelamento de grandes tradições e do qual era comandante, ao tempo. Sendo ajudado então por seu irmão Francisco Sarmento Pimentel, Tenente do Exército nesse tempo, que comandou uma das alas militares.

Recorde-se que o Capitão e mais tarde General Sarmento Pimentel, natural de Mirandela, viveu em Felgueiras durante sua infância e juventude, na Casa da Torre, em Rande, solar que era e é a casa-mãe da família Sarmento Pimentel; sendo que seu irmão Francisco (depois Tenente Piloto-Aviador e mais tarde Coronel da Aviação) é mesmo Felgueirense de nascimento. 

= Os dois irmãos, após o 25 de Abril, em 1974 (Francisco à esquerda da imagem e João ao lado)

Como homenagem na época foi oferecida ao Capitão do Carmo uma Espada de Honra em nome da Cidade do Porto (da qual se desconhece o paradeiro, depois dele a ter oferecido ainda em vida ao museu da cidade). Atualmente está honrado com uma sala em seu nome no Quartel do Carmo, no Porto - a Sala General Sarmento Pimentel.  Na qual está em destaque um quadro com imagem dele (feita a partir duma fotografia cujo original é do autor destas linhas... e com muito gosto enviei para o efeito). Completando tal valorização na mesma sala também um painel com grande imagem de outra revolta acopntecida no Porto, em que ele interveio também (essa a 3 de fevereiro de 1927), além de expositores com fotografias e documentos.

= João Sarmento Pimentel quando novo (em quadro existente na Misericódia do Unhão, da qual foi um destacado dirigente benfeitor); e depois já idoso, com uniforme de General.

Armando Pinto

((( clicar sobre as imagens )))