Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 30 de julho de 2013

Colóquio de Homenagem a Francisco Sarmento Pimentel


Esta terça-feira, dia 30, pelas 21 horas, vai decorrer uma homenagem a um ilustre Felgueirense, na Casa da Torre. Em Rande - Felgueiras: Colóquio evocativo sobre Francisco Sarmento Pimentel, autor da 1ª Travessia Aérea Portugal-Índia (homenagem com uma representação de Goa).

Com efeito, segundo nota divulgada, «a Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a Junta de Freguesia de Rande, está a promover um colóquio sobre Francisco Sarmento Pimentel piloto-aviador, natural da freguesia de Rande. A iniciativa realiza-se na casa onde nasceu Sarmento Pimentel.


Com este colóquio a autarquia pretende dar continuidade ao projeto de reconhecimento de valores municipais e de reflexão sobre a importância dos elementos históricos, patrimoniais e culturais do concelho, por considerar serem de grande importância para a divulgação do concelho.

Sarmento Pimentel foi autor da proeza da travessia aérea entre Portugal-India, a 1 de Novembro de 1930 e, acompanhado pelo capitão Moreira Cardoso, tripulou o avião batizado com o nome de Marão.

No colóquio estará uma Indiana, natural de Goa, que fez estudos e pesquisas sobre a chegada dos dois pilotos à India, concretamente a Goa e Diu, Dr.ª Maria de Lourdes Bravo.

O colóquio será enriquecido com vários momentos musicais e de declamação de poesia.»


Como ilustração da atividade pública deste heroico conterrâneo, de quem o autor foi amigo e do qual publicamos extensa biografia curricular no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, juntamos algumas imagens alusivas, quer da participação no Raid da Amadora a Goa, mais conhecido por Travessia de Lisboa-Portugal até à Índia Portuguesa, assim como de sua última estada na Casa da Torre e em visita ao museu do Ar, junto à vitrine dedicada à viagem pioneira do avião Marão. E na pertinência também outras do autor, mais tarde, junto à mesma vitrine, em visita pessoal ao Museu do Ar de Alverca.


A propósito, havia anteriores referências que fizemos na blogosfera, num dos nossos espaços da Internet (antigo blogue "Lôngara"), em artigos sib títulos

- Octogenário da 1ª Travessia Aérea Portugal-Índia
e
- Ligação Filatélica in Longra-Felgueiras

que entretanto foram elimiminados do espaço informático da internet, por violação cibernautica (de gente sem escrúpulos que, não sendo capaz der fazer pela escrita escorreita algo de jeito, tentam estragar o que outros fazem...)!



Armando Pinto
==  Clicar sobre as imagens  ==