Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Falecimento de Fernando Quintela: o jogador alto do basquete do Grupo Desportivo MIT/ Metalúrgica da Longra

Faleceu o amigo sr. Fernando Pereira Quintela, grande bairrista da Longra, integrante de Direções diversas do Futebol Clube da Longra nos seus tempos áureos e sobretudo ícone do Basquetebol da “Metalúrgica”, como jogador mais famoso do antigo Grupo Desportivo MIT, da secção de Basquetebol da grande fábrica Metalúrgica da Longra. Sendo conhecido ao nível do ambiente do basquete como Fernando Paulino, como era conhecido por ser filho do sr. Paulino Quintela, do Alto de Cimalhas da Longra.

Desaparece assim esse último exemplar, por assim dizer, dos melhores jogadores de basquetebol que deram nome e ser maior ao “Basquete da Metalúrgica da Longra”, que nos campeonatos do desporto corporativo fez furor pelos idos anos das décadas de 50, 60 e 70, do século XX. Tendo antes o Fernando Quintela sido acompanhante de seu pai na arte de pedraria clássica, quando o senhor Paulino era afamado na perícia da lavra de artefactos em pedra, como artista mestre pedreiro, tendo saído de suas picas, às suas mãos e esforço, muitas das mais belas obras de arte de pedra em propianho e rústico (como na construção de casas de estilo arquitetónico e outras edificações de realce, tal o caso da Casa do Montebelo, por exemplo, e das capelas antigas do monte de Santana). Para depois, olhando à sua altura, ter sido atraído para entrada como funcionário da Metalúrgica da Longra, de modo a fazer parte da equipa de basquetebol da mesma fábrica grande da Longra. E, depressa o “Fernando Paulino” se tornou figura icónica da equipa, atendendo à sua grande altura, em tamanho do corpo, perante os demais, de tal forma que nesses tempos, dos portugueses serem em grande maioria pequenos, ele se tornou conhecido e temido dos atletas dos grupos adversários, por seu alto porte físico e valor atlético. Sendo quase, a nível dos campeonatos da FNAT, como mais tarde foi o Dale Flash Dover no Porto, pese as naturais diferenças, no suprassumo do basquetebol português pelos inícios dos anos 70...

Faleceu pois agora o amigo senhor Fernando Quintela, que foi o mais alto homem da Longra, esse que também era o mais alto basquetebolista dos grupos da antiga FNAT (Federação Nacional para a Alegria no Trabalho, durante o Estado Novo, antecessora do atual INATEL), que ao tempo englobava o chamado Desporto Corporativo entre as atividades culturais, desportivas e recreativas dos trabalhadores nacionais, a cujo setor a Metalúrgica estava ligada como grande empresa portuguesa. Sendo, por sinal, o Fernando Quintela também morador no Alto da Longra, desde sempre, cidadão com uma vida em grande. Como representou ainda sua atividade autárquica, havendo feito parte de algumas constituições da Assembleia de Freguesia de Rande, sempre com posição formada em vista aos melhores interesses da freguesia, assim como chegou a integrar a Comissão de Obras da Paróquia de S. Tiago de Rande. Um bom amigo e conterrâneo, em suma.

~~~ ***** ~~~

 

O tempo voa e com ele correm lembranças. Passando factos e pessoas, que contudo permanecerão nas memórias enquanto houver quem lembre e haja motivos de lembrança.

Entre tanta gente conhecida e que fez parte do que fica registado na retina das lembranças locais, tantas realidades já deixaram de existir e gente que entretanto foi desaparecendo…. Vindo isto à ideia, agora que desaparece um personagem que fez parte do imaginário do antigo Basquetebol da Metalúrgica da Longra, o sr. Fernando Quintela, mais popular e carinhosamente conhecido por Fernando Paulino.

Ressalta assim a antiga existência de equipas de basquetebol da Metalúrgica, através do Grupo Desportivo MIT-Metalúrgica da Longra, criado na década de cinquenta, mais propriamente em 1954, por Adriano Castro, e depois continuado por António Dâmaso. Grupo que ainda durou até aos anos setentas. Tendo especialmente nos anos sessentas tido grande importância ao nível do Campeonato Corporativo da FNAT, tempo em que foi deveras associado como sendo a equipa do senhor Damas (como era mais conhecido António Dâmaso) e de Fernando Quintela (Paulino) e João Lobo ("Teixeira"), os jogadores mais carismáticos dessa equipa, que ainda englobava outros atletas como Albino Teixeira, e (também como eram popularmente conhecidos) Neno do sr. António Cândido, Fernando Pinto da Cabreira, Alexandre de S. Vicente de Sousa, Adelino do Raposo, etc. Bem como mais tarde outra geração de continuadores, durante algum tempo mais, enquanto a "Metalúrgica da Longra, L.da" esteve bem administrativamente.


Desses e alguns outros basquetebolistas da fábrica grande da Longra juntamos duas fotografias, de equipas de fases diferentes, mas sempre com esses desportistas e trabalhadores da Metalúrgica.

Como um passarinho da saudade que vem voando pelo tempo e pousa num ramo destas evocações, recordamos aqui e agora esse antigo grupo de basquetebol famoso na região, a propósito das lembranças que pessoas destas nos merecem, em especial o agora desaparecido amigo sr. Fernando Quintela.


Armando Pinto

Obs.: Historial do referido Grupo de Baquetebol da Metalúrgica e fotos correspondentes, constantes no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997.

((( Clicar sobre as imagens ))