Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Boneco icónico do Entrudo e cartaz de anúncio ao Carnaval da Longra / 2024

Já está no alto do poste do Largo da Longra, tal como se vê, colocado no seu sítio tradicional, a figura do espantalho a figurar o Entrudo. Posto como é tradicional no poste do candeeiro central, como de costume, em posição cimeira. Anunciando a quem passa a realização próxima do Carnaval da Longra.

Está pois em cima o costumeiro boneco figurão que no dia de Carnaval, depois do Corso Carnavalesco percorrer durante a tarde do próprio dia as vias principais da vila da Longra, irá ter à noite o sempre interessante velório, seguindo depois no típico féretro como figura do enterro do Entrudo, para por fim ser queimado, como manda a tradição. Sendo que essas tradições já vêm de tempos remotos, do costume de no Carnaval se queimar as coisas velhas e que importa deixar para trás, é assim anunciado, também através desse “boneco do Entrudo”, mais uma realização do Carnaval da Longra, no próximo dia 13 de fevereiro.

Com efeito já se encontra no alto do poste central do Largo da Longra o tradicional boneco carnavalesco, a anunciar a chegada do Entrudo, quanto à realização próxima do carnaval da Longra. Na linha do Corso Carnavalesco da Longra, que em modo organizado vem desde o ano de 1997, como está historiado no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, a dar sequência ao antigo costume de correr o Entrudo, através de figurantes espontâneos e conjunto de mascarados que durante o dia percorriam a localidade, antigamente… Além de nalguns anos, desses tempos recuados, até ser aproveitado, como era, as festas de viúvos, quando calhava de andarem a ser feitas por esses tempos, para juntar o tradicional enterro e o testamento de viúvos. Entre diversas características dos costumes de antanho.

Trata-se dum “macaco”, como por aqui o povo normalmente chama, feito de trapos e vestido com roupas velhas, que costuma ser posto no centro de confluência da região. Em sinal, afinal, como é, ao género de manifestação no calendário, de apresentação popular respetiva.

Esse boneco figurado, depois, irá então ser o “defunto” queimado no fim de tudo, no encerramento do funeral do Entrudo e após ser lido o tradicional testamento, sendo então cremado “o dito cujo” na noite de Carnaval. 

Em vista dessa sensação engraçada, colocamos aqui e agora a sua visualização, em panorâmicas de ângulos diversos, para registo óbvio; e, ao mesmo tempo, para que (a quem não conhece ou não tenha possibilidades momentâneas de ver) possa haver ideia de tal essência, algo singular. Como tal, do aspeto do figurão do Entrudo da Longra deste ano de 2024 se dá nota visual, através de imagens do Largo da Longra assim enfeitado com esse simbólico adereço.


Observação: As imagens mostram o local em ambiente muito calmo, sem passagem de carros, por ter havido cuidado de fazer a devida captação fotográfica em momentos sem movimento automóvel e em hora de pouco tráfego de transeuntes, para nada impedir a visão do aspeto atual.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))