Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 18 de abril de 2021

Fotografia com História: Visão da MIT/Metalúrgica da Longra por volta de 1947, numa foto de família!

Através duma captação fotográfica dum quadro familiar de finais da década dos anos 40, mais aproximadamente por volta de 1947, vê-se como fundo de cenário as antigas instalações da MIT, fábrica originária da sociedade Martins & Irmãos Teixeiras, no Largo da Longra. Com o chamado barracão junto à carvalha da Padaria e seguinte edifício onde funcionava o escritório e sede social, no prédio em pedra da casa do mirante (assim conhecida por ter em cima um compartimento saliente em águas-furtadas, anexo entre o telhado popularmente apelidado de mirante, por ser ponto de mira…). Fábrica essa que à época já tinha associado também o nome de Metalúrgica da Longra, em associação de Américo Martins e José Xavier do Outeiro, inclusive com cantina que funcionava na casa do “patrão” Américo Martins, que já era também sócio maioritário e depois ficou a ser único, durante anos. Até que, após passagem para a Arrancada da Longra, onde ficou desde 1950 a popularmente chamada “fábrica nova”, a Metalúrgica a partir daí teve fase de expansão, desde a criação da sua famosa sirene que se ouvia a longas distâncias, até à nacional e internacional fama do nome de seus mobiliários metálico-cirúrgicos e de escritório mais de design social e urbano.

A foto reporta-se, então, a uma época sensivelmente de 1947, atendendo à idade das crianças e da senhora da fotografia. Tratando-se de minha saudosa avozinha Júlia de Jesus Pinto e de meus dois irmãos mais velhos. Em fotografia assim “tirada” junto de nossa casa, com a carvalha grande e a fábrica por trás, vendo-se também um dos antigos mecos de pedra que beiravam o início do caminho (naquele tempo e hoje estrada municipal) de ligação ao rio Sousa, pela Leira em direção da igreja de Rande.

(Desta foto em tempos foi recortada a parte da “velha fábrica”, num artigo deste blogue, do qual depois foi retirada uma imagem que consta do livro editado em 2015 pela Câmara Municipal de Felgueiras sob título “Felgueiras: 500 anos de concelho”, à página 150, embora sem referência ao autor do blogue e respetiva publicação, mas apenas ao endereço informático do blogue. Tendo a mesma imagem, depois, com devido enquadramento e explicação, sido colocada pelo autor no livro “Luís Sousa Gonçalves, o Senhor Sousa da IMO”, publicado em 2019.)

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))